Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Solenidade de entrega será hoje (24), em Maringá, durante o 4º Congresso Paranaense de Cidades Digitais

O prefeito Alexandre Kireeff recebe, nesta quinta-feira (24), o título de Prefeito Inovador. A certificação, concedida pela Rede Cidade Digital (RCD), é um reconhecimento para prefeitos que se destacaram na construção de processos de Cidade Digital, pelo estímulo à inclusão digital e à implantação de política pública municipal, visando o desenvolvimento econômico e social por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação.

A solenidade integra a programação do 4º Congresso Paranaense de Cidades Digitais, que será realizado em Maringá nos dias 24 e 25 de novembro. O evento deve reunir prefeitos, gestores e vereadores, para um amplo diálogo sobre como utilizar a tecnologia na administração pública nas mais diversas áreas, com foco em eficiência, redução de custos, aumento de arrecadação e melhoria no atendimento ao cidadão.

Para Kireeff, a certificação é um importante reconhecimento dos avanços que o Município tem conquistado nas questões de Tecnologia da Informação. “Londrina conta com um setor privado muito desenvolvido nessa área, e o setor público também trabalha intensamente. Recebemos o reconhecimento dos investimentos para informatização da Saúde, como o SAUDEWEB, e outros mecanismos e programas desenvolvidos que foram premiados no âmbito do Estado. E até mesmo nossos espaços públicos, como o transporte coletivo, possuem conectividade com o Wi-Fi Free. Isso garante o ambiente digital, possibilita a conectividade das pessoas e dos sistemas de maneira bastante intensa e, por consequência, gera desenvolvimento”, ressaltou.

Para conceder a certificação, a Rede Cidade Digital realiza uma pesquisa para identificar as principais iniciativas presentes no Estado. Atualmente, Londrina é a cidade que mais possui acessos gratuitos à internet na região da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (Amepar). Desde 2013, o Município já investiu cerca de R$10 mi em Tecnologia da Informação, na aquisição de equipamentos como servidores físicos e microcomputadores, softwares diversos, treinamentos e capacitação.

Ações - A Prefeitura de Londrina possui 366 pontos de acesso à rede de informática, como escolas, unidades básicas de saúde (UBSs), câmeras de videomonitoramento, entre outros. Todos os serviços municipais da área urbana e rural são interligados, e através do projeto Londrina Digital, os serviços da zona urbana estão sendo migrados para cabeamento de fibra óptica. Desde junho de 2016, 61 linhas do transporte coletivo com maior número de usuários contam com Wi-Fi Free. São 280 carros com conexão 4G disponível em rede aberta.

Em 2015, Londrina foi sede do I Fórum Regional de Cidades Digitais do Médio Paranapanema, evento que reuniu gestores de 15 diferentes municípios, interessados em aprimorar a qualidade dos serviços públicos por meio do uso da tecnologia. A cidade também foi destaque no 1º Congresso Catarinense de Cidades Digitais e no 3º Congresso Paranaense de Cidades Digitais com a apresentação do case na área de comunicação digital.

O Sistema Informatizado de Saúde de Londrina (SAUDEWEB), implantado em 2007 pela Gerência de Informática da Saúde da Prefeitura de Londrina, foi um dos projetos vencedores do IV Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR) deste ano. Também foi contemplado o projeto "Análise de Métodos Quantitativos de Cálculo de Previsão de Demanda para o Gerenciamento de Estoque e Medicamentos".

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.