Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Lacen permite que HU faça os testes RT-PCR, considerado o "Padrão Ouro"; parceria entre o laboratório e a prefeitura permitirá realizar 200 exames por dia

O Laboratório Central do Estado (Lacen) habilitou o Hospital Universitário (HU/UEL) a fazer os exames de coronavírus como parte integrante do Sistema Estadual de Laboratórios de Saúde Pública (Seslab). O documento foi enviado na última sexta-feira (15) à reitoria da instituição e representa a última etapa dentro do processo de credenciamento do HU/UEL para realizar os testes, em consonância com a Resolução Estadual que estabelece critérios de qualidade e de biossegurança para as unidades da rede de laboratórios que prestam serviços para o Sistema Único de Saúde (SUS).

O documento reconhece o HU/UEL como unidade integrante do sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), capacitado para fazer os testes RT-PCR, considerado o “Padrão Ouro” no diagnóstico do coronavírus. A habilitação foi pleiteada pela UEL a partir de articulação com as secretarias municipal e estadual de Saúde, a fim de descentralizar, no Paraná, os exames laboratoriais de testagem da Covid-19, com o objetivo de dar maior agilidade nos testes.

Os exames já estão sendo realizados por meio de parceria entre a Prefeitura de Londrina, que adquiriu os insumos para realização dos testes, e o HU/UEL, que faz a execução dos diagnósticos. O objetivo é ampliar substancialmente a capacidade de testagem da doença no município, chegando a realizar 200 testes por dia, o que permitirá ter um cenário mais fidedigno da circulação do vírus na cidade.

Com isso, a cidade, que já se coloca como a que mais realiza testes no estado do Paraná, por um milhão de habitantes, vai ampliar o protocolo do Ministério da Saúde vigente, que orienta a testagem apenas em pacientes graves em situação hospitalar, para um Protocolo Municipal, que possibilitará a testagem nos pacientes que têm sintomas leves da doença, mas com indicação médica.

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, ressaltou que se trata de mais um avanço para a cidade de Londrina, que vem se destacando no enfrentamento ao novo coronavírus. “Um dos principais indicadores, estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para controlar e monitorar a doença de forma adequada, é promover a testagem em massa da população”, frisou.

Segundo ele, o convênio com o laboratório do Hospital Universitário e a Prefeitura de Londrina vai permitir realizar os testes de acordo com critérios médicos em pessoas com sintomas leves. “Isso qualifica muito o processo de trabalho, em especial porque teremos um cenário mais real sobre a circulação do vírus na cidade de Londrina, reduzindo a subnotificação, pois a literatura mostra que a cada pessoa infectada pode existir de 8 a 15 outros casos positivos”, afirmou.

O reitor da UEL, Sérgio Carvalho, disse, em matéria publicada no portal da instituição de ensino, que os testes serão realizados de acordo com a mais avançada tecnologia, garantindo rapidez e qualidade e beneficiando o conjunto da sociedade. O reitor enalteceu a infraestrutura existente no Hospital Universitário e elogiou o trabalho conjunto desempenhado por várias lideranças da região e da Prefeitura de Londrina, que assinaram o convênio adquirindo os testes e colocando-os dentro do Laboratório.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.