Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Totem inaugurado, ontem (28), simboliza o movimento pela paz e ficará disponível à população

Para incentivar a cultura da paz e ajudar na prevenção à violência, ontem (28), o Lago Igapó II tornou-se palco de mais uma ação organizada pela Prefeitura de Londrina, pelo Conselho Municipal de Cultura de Paz (Compaz) e a Organização Não Governamental (ONG) Londrina Pazeando.

Isso porque, foi lançado o Totem do jogo “Trilha da Paz” e o Dado de Cultura de Paz, na Academia ao Ar Livre, que fica às margens Lago Igapó II, na Rua Bento Munhoz da Rocha Neto, esquina com a Avenida Higienópolis. Assim, crianças, adolescentes e adultos que utilizam o espaço para caminhadas, corridas e outros exercícios físicos ou mesmo para lazer poderão usufruir da brincadeira, que visa estimular o respeito e a não discriminação entre as pessoas.

Segundo o secretário do Compaz e gestor da ONG Londrina Pazeando, Luis Claudio Galhardi, a iniciativa de instalar o jogo na academia ao ar livre do Lago surgiu para materializar todo o trabalho que vem sendo realizado em Londrina há 19 anos. “O Totem é a materialização de tudo que a gente tem debatido a respeito da paz e tem feito em Londrina. Aqui é o cartão postal da nossa cidade e um local com grande circulação de pessoas, por isso aqueles que estiverem passeando por aqui poderão jogar o dado e brincar com a Trilha pela Paz. Isso vai unir as pessoas e fará dialogar sobre a não violência e o respeito a todos”, acredita.

Para a secretária municipal de Educação, Maria Tereza de Moraes, apesar de Londrina ser referência nacional na cultura pela paz, é preciso continuar estimulando esse debate, que influencia diretamente na aprendizagem das crianças e no convívio social. “Temos uma relação muito próxima com o COMPAZ, que nos ajuda nos cursos de justiça restaurativa, rodas de conversa e ciclos de mediação. Esse é o grande caminho. Temos que fazer a mediação dos conflitos, porque as escolas são locais onde geralmente se tem isso entre os alunos e as famílias, e, com certeza, trazer estas estratégias para a escola e para a vida dos alunos é fundamental. Porque no conflito, o aluno não vai aprender”, explicou Maria Tereza.

Além de influenciar na aprendizagem, dificultando a assimilação do conteúdo didático e no desenvolvimento social dos indivíduos, as situações de conflito também estimulam o crescimento da violência urbana. Por isso, para a juíza titular da 6ª Vara Criminal do Fórum de Londrina, Zilda Romero, é preciso trabalhar na prevenção e no combate a situações de agressão desde a primeira infância, na tentativa de garantir a paz nos lares nossos lares. “As crianças ouvindo falar sobre a paz, e sendo ensinadas desde a primeira infância, não vão permitir que aconteça a violência dentro de casa ou no ambiente familiar. Como juíza, acho esse projeto maravilhoso e quero caminhar com essa turma para motivá-lo e vou, inclusive, encaminhá-lo para o Tribunal de Justiça e para a ministra Carmen Lúcia”, disse a juíza.

Sobre o Totem e o jogo dos dados

É uma das versões do material pedagógico criado pelo Londrina Pazeando com o objetivo de contribuir com a implementação das Práticas Restaurativas nas escolas e a Prevenção à Violência, conforme a lei nº 12.467, de 6 de dezembro de 2016.

Ele apresenta a Trilha de Paz, que é um jogo de tabuleiro interativo, onde joga-se o dado e dependendo do número, o jogador lê uma mensagem de respeito ao diferente, de dignidade à pessoa humana, de não discriminação ou preconceito, de não aceitação de qualquer tipo de violência, seja física, sexual, psicológica, econômica ou social; assim como dos princípios do Manifesto 2000 da UNESCO.

Entre as mensagens, os jogadores são estimulados a compartilhar valores, como a solidariedade, a generosidade, a inclusão social e cultural, de não opressão política e econômica; em defesa da liberdade de expressão e a diversidade cultural; para a promoção de um comportamento de consumo responsável; de práticas que respeitem todas as formas de vida e preservem o equilíbrio da natureza no planeta; assim como o desenvolvimento de uma comunidade com a ampla participação da mulher e o respeito pelos princípios democráticos.

Por meio dessa iniciativa também foi firmada uma parceria com o projeto internacional Living Peace, que traz o jogo de dados pela paz. Atualmente, a entidade é reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) e é realizada em 165 países do mundo. A organização internacional é a responsável pela elaboração do dado pela paz, em que permite às crianças do mundo todo brincarem e aprenderam valores e princípios baseados no respeito às diferentes culturas.

Com o jogo, as crianças debatem seis pontos, que são respeitar a vida, rejeitar a violência, ser generoso, ouvir para compreender, preservar o planeta e redescobrir a solidariedade. A professora da Escola Municipal Normam Prochet, Francielle Zambon, explicou que a proposta instalada no lago Igapó fomenta debates e reflexões que muitas vezes são esquecidos no ambiente familiar. “O jogo de tabuleiro e o do dado pela paz fomenta reflexões que as crianças não fariam se não fosse pela brincadeira. Quando fizemos em sala, eles narraram situações de violência vivenciadas no trânsito e em casa, e discutimos sobre isso. Agora, eles farão uma poesia para concorrer no concurso de poemas”, explicou.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.