Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A partir das 8h, a comunidade está convidada a participar das atividades que serão realizadas no lago

Para conscientizar a população em prol da cultura da paz e falar sobre a importância dos cuidados com o meio ambiente, o Conselho Municipal de Cultura de Paz (COMPAZ), a Organização Não Governamental Londrina Pazeando, a rede de serviços municipais da região norte, por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS Norte B), e a Associação de Moradores do Milton Gavetti vão realizar o 5º Abraço pela Paz no Lago Norte (Av. Curitiba, no Milton Gavetti), nesta quinta-feira (7), das 8h às 10h.

A partir das 8h, a comunidade está convidada a participar das atividades que serão realizadas no lago. Haverá uma abertura oficial, seguida de apresentações artísticas e culturais com dança e música, distribuição de pipoca e algodão doce à vontade, aula de alongamento e zumba; plantio de árvores com técnicos da Secretaria Municipal de Ambiente (Sema) e dos educadores ambientais da Biblioteca Móvel da Sema, além do abraço pela paz.

A expectativa é que cerca de mil pessoas participam dessa ação. Segundo o representante do Compaz, Charleston Luiz da Silva, a ideia é reunir um número suficiente de cidadãos, de forma que seja possível contornar todo o circuito da lago, que mede 1.200 metros de extensão. Além disso, o objetivo da ação é marcar a 18ª Semana Municipal da Paz de Londrina com as comemorações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, que é celebrado no dia 5 de junho.

Segundo a coordenadora do CRAS Norte B, Joelma Santana Rosa, ao realizar a atividade no lago norte, as instituições ajudam a divulgar o espaço, que é da comunidade, e a incentivar todos a ajudarem na manutenção do mesmo. “Com essas atividades, o espaço não fica esquecido, pelo contrário, há uma sensibilização da comunidade, ele é valorizado e recebe cuidados por todos. Para nós, é importante participar dessas ações porque fortalecemos os vínculos com a comunidade”, disse a coordenadora do CRAS Norte B.

A Secretaria Municipal de Educação também vai participar com os alunos das escolas do entorno, que são Escola Municipal Nair Auzi Cordeiro e Escola Municipal Hélvio Esteves. Os estudantes do Colégio Estadual Doutor Fernando de Barros Pinto, Colégio Estadual Monsenhor Josemaría Escrivá, e da Escola Profissional e Social do Menor de Londrina (Epesmel) também foram convidados. Os alunos da Epesmel também farão uma apresentação de karatê e de balé.

A Secretaria Municipal de Saúde estará presente com a participação dos educadores físicos do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF), com o grupo de ginástica para a terceira idade Juntos Somos Mais, do Conjunto João Paes, e com os agentes de endemias que farão uma abordagem sobre as doenças endêmicas transmitidas pelo Aedes aegypti e outros transmissores.

“A idealização do 5º Abraço pela Paz é do Compaz e do Londrina Pazeando, mas todos somos parceiros. Vamos falar de meio ambiente, fazer plantio de árvores, as crianças vão se apresentar, vai ter algodão doce e pipoca para todo mundo. Pela primeira vez o SESC vai participar”, lembrou o presidente da Associação de Moradores do Milton Gavetti, Paulo Cesar de Oliveira.

O 5º Abraço no Lago Norte é uma ação integrada que conta com o apoio da Polícia Militar; Corpo de Bombeiros; Guarda Municipal de Londrina; Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU); secretarias municipais de Saúde, Ambiente e Educação; SESC Norte de Londrina; SEST/SENAT; Rotary Londrinão; RPC Rede Paranaense de Televisão; Associação dos Moradores do Conjunto Milton Gavetti e Tio Paulão Festas e Eventos.

Ana Paula Hedler/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.