Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Publicação traz textos e desenhos produzidos por estudantes do município; evento também teve a posse dos membros da nova gestão do Compaz

Foi realizado, ontem (24), o lançamento da 16ª edição do livro Londrina Pazeando. O material reúne textos, desenhos e relatos produzidos por alunos das redes de ensino municipal, estadual e particular, com a colaboração de professores, pais e familiares. Anualmente o trabalho é desenvolvido por meio do Conselho Municipal da Cultura de Paz (Compaz) e da Organização Não Governamental Londrina Pazeando. A solenidade de entrega da coletânea ocorreu no auditório da Prefeitura, marcando a abertura oficial da 18° Semana Municipal da Paz de Londrina, que teve início no dia 22 de setembro e prosseguirá até 7 de outubro com uma série de ações.

Neste ano, a edição do livro tem o tema “A Importância do Círculo de Construção de Paz na Escola - Justiça Restaurativa e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”. A finalidade da publicação é estimular os estudantes da educação básica de Londrina a refletirem a respeito da não violência, da tolerância e de práticas que são empreendidas para fortalecer a cultura pela paz. Ao todo, participaram 36 escolas, das quais 19 são unidades municipais, seis estaduais e 11 particulares. Foram selecionadas 15 produções de texto e 28 desenhos para compor o livro, que também conta com a colaboração de 11 pais ou responsáveis e 12 professores. O volume ainda traz 15 relatos publicados a partir da experiência vivida pelas escolas.

A presidente do Compaz, Maria Aparecida Prandini Pereira, destacou que o trabalho de base realizado nas escolas em Londrina com a abordagem das temáticas relacionadas à construção de paz vem ganhando força ano após ano. “O lançamento de mais uma edição do livro é muito gratificante, pois é fruto de um processo didático, de reflexão e manifestação pela paz que envolve mães, pais, familiares e educadores. A ideia é formar cidadãos melhores e conscientes, que valorizam o respeito ao ser humano, ao meio ambiente e saibam privilegiar o diálogo, praticar a tolerância e a não violência. Parabenizo os participantes e convido todos a acompanharem o restante da programação da 18° Semana Municipal da Paz”, disse.

Segundo o secretário do Compaz e integrante do Londrina Pazeando, Luis Claudio Galhardi, incentivar as crianças a pensar sobre a formação de um círculo de construção de paz é um dos grandes propósitos do livro. “Abordar o tema de forma lúdica nas escolas, por meio de redação ou desenho, faz com que os alunos e seus professores estejam em sintonia e busquem mostrar à sociedade a importância das pessoas exercitarem o respeito e a aceitação com o outro, a ouvirem ideias diferentes, ponderar e se abrir para o diálogo. O resultado deste livro a cada ano nos deixa mais orgulhosos e mostra que Londrina hoje é um exemplo quando se fala em trabalhos articulados para a criação de uma cultura de paz, sendo o único município brasileiro, entre os cerca de 5.600 existentes, a ter um conselho verdadeiramente operante e específico voltado a esse objetivo”, comentou.

A secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal, também esteve presente no evento de entrega da publicação. Ela saudou todos os alunos, professores e pais que compareceram, salientando que os relatos compilados ajudam e melhorar a vida das pessoas que buscam praticar a paz. “Este livro é um trabalho muito bonito e valioso, pois apresenta a visão das crianças que estão em fase de construção de valores, ajudando-as a multiplicar as mensagens positivas de mundo. As escolas de Londrina já abordam os temas ligados à paz e este trabalho vem se consolidando por meio de iniciativas como a 16ª coletânea, que reúne produções lindas e surpreendentes”, apontou.

Amanhã (26), das 19h às 21h, será realizada a 16ª Noite de Autógrafos com escritores e desenhistas autores do Livro Londrina Pazeando 2018. Toda a comunidade está convidada para participar do encontro, que irá ocorrer na Livraria Curitiba do Shopping Catuaí.

Semana da Paz

No domingo (23), a 10ª edição do Abraço no Lago reuniu mais de 3 mil pessoas na região do Lago Igapó II. O evento contou com caminhada, apresentações culturais e musicais, plantio de mudas e outras atrações. Uma das novidades desta edição foi o início do Projeto Pró Igapó. Cerca de dez mil mudballs, que são pequenas bolas compostas por lactobacilos, leveduras e bactérias fotossintéticas, foram inseridas no lago. Neste local, farão o tratamento da água, com recuperação do lodo, remoção do mau cheiro, entre outros. Voluntários da Faculdade Positivo e UTFPR foram treinados e fizeram a distribuição aos participantes.

Hoje (25), as ações da 18° Semana Municipal da Paz continuam com a realização do 11º Fórum Estadual de Educação para Paz. As atividades são abertas ao público e começam às 8h30 no auditório do Centro de Educação, Comunicação e Artes (CECA) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), na sala 683. Haverá palestras com os jornalistas Fábio Cavazotti e Silva, Marcelo Frazão e Lucas Pullin.

Sob a coordenação do professor de Comunicação da UEL, o jornalista Emerson Dias, abre a palestra Fábio Cavazotti, atualmente secretário municipal de Gestão Pública de Londrina, seguido do coordenador de jornalismo da Alma Londrina Radio Web e professor da UNOPAR, Lucas Pullin, e do membro voluntário da ONG MAE e integrante do TP1, Marcelo Frazão.

Há 11 anos o Fórum é realizado com o objetivo de discutir a ação da mídia em diversas situações, na busca de uma vertente de paz. O grupo “Mídia de Paz” surgiu dentro do Movimento Pela Paz e Não Violência, hoje capitaneado pelo COMPAZ e pela ONG Londrina Pazeando. De lá para cá várias instituições universitárias e profissionais da mídia participam do grupo que entre outros assuntos discutiu o tema “Programas Policiais e uma imprensa mais responsável”; “A Contribuição da imprensa na construção do Mundo Sustentável”; “Violência e Entretenimento na Mídia: Vídeos Games Violentos”; “Mídia Infância e Perifería”.
A programação completa da 18° Semana Municipal da Paz em Londrina pode ser acessada no endereço http://www.londrinapazeando.org.br .

Posse do Conselho

Antes da cerimônia de entrega do livro, também houve um momento para oficializar a posse dos membros que irão compor a gestão do órgão para os próximos três anos. Os integrantes foram eleitos no dia 30 de maio, durante a 6ª Conferência Municipal de Cultura de Paz. Ao todo, o conselho conta com 24 membros, sendo 12 deles indicados pelo poder público e 12 membros da sociedade civil.

A nova diretoria é formada pela presidente Maria Aparecida  Prandini Pereira, a vice-presidente Claudines Schincariol Perozin, o 1º secretário Luis Claudio Galhardi, e o 2º secretário Charleston Luiz da Silva. A lista completa de conselheiros está disponível no site http://www.londrinapazeando.org.br (acessar a opção Compaz).

O Conselho conta com representantes de entidades de vários segmentos, incluindo instituições religiosas, de ensino em todos os níveis, ONGs, associações, sindicatos, e também representantes do poder público. “O trabalho do Compaz é unir vários setores da sociedade em prol do fortalecimento e valorização da cultura de paz em nossa cidade. Contamos com a dedicação e o empenho de muitas pessoas que buscam a formação de cidadãos que pensam em construir um mundo melhor. Agradeço a todos os conselheiros da gestão passada e é muito gratificante poder presidir novamente o órgão e dar continuidade às ações”, concluiu Maria Aparecida  Prandini Pereira.

Renan Oliveira/NC/PML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.