Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Debate público será realizado na Câmara de Vereadores nesta segunda (4) e terá como tema as metas e prioridades do Município para o Orçamento de 2019

A Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara Municipal de Londrina coordena nesta segunda-feira (4), às 19 horas, audiência pública para debater o projeto de lei nº 58/2018, de autoria do Executivo, que estabelece as diretrizes para a elaboração e execução da Lei Orçamentária do Município para o exercício de 2019. O debate será realizado na sala de sessões do Legislativo, com transmissão online pelo site www.cml.pr.gov.br.

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) orienta a elaboração e a execução dos orçamentos fiscal, da seguridade social e de investimentos das empresas estatais para o ano seguinte. De acordo com as projeções apresentadas no projeto que tramita no Legislativo o orçamento total para 2019 foi estimado em R$ 2.053.458.000,00, valor 2,38% menor que o previsto na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2018, que é de R$ 2.103.625.000,00. As diretrizes e a projeção dos números para 2019 deverão ser apresentados durante a audiência pelo secretário municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Marcelo Canhada, e por técnicos da Administração Municipal.

Também foram convidados o secretário municipal de Fazenda, João Carlos Barbosa Perez, que poderá esclarecer questões relativas às diretrizes tributárias do Município; o superintendente da Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensões dos Servidores Municipais de Londrina (Caapsml), Marco Antonio Bacarin, que poderá contribuir com informações relacionadas a questões previdenciárias e o  presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Londrina (Sindserv), Marcelo Urbaneja, para manifestar a opinião da entidade em relação as diretrizes da política de Pessoal do Município.

Oportunidade

O vereador Jairo Tamura (PR), presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, destaca a importância da participação da população no debate. “Esta é uma oportunidade para as pessoas saberem o quanto o Município pretende aplicar em cada área no próximo ano, ou seja, conhecerem os investimentos que o Executivo considera importantes na condução orçamentária dos seus gastos, como as reposições salariais que pretende fazer e a distribuição de recursos às diversas secretarias”, explica o parlamentar, que irá conduzir a audiência pública em companhia dos vereadores Eduardo Tominaga (DEM) e Jamil Janene (PP), também integrantes da Comissão de Finanças.

A audiência pública é aberta à participação da comunidade com transmissão online por meio do site www.cml.pr.gov.br. Durante o evento os participantes poderão apresentar propostas de emendas ao projeto, por meio de formulário próprio, que serão anexadas à ata do evento para posterior análise pela Comissão de Finanças. As sugestões ao projeto de lei poderão ser apresentadas ainda até o dia seguinte à realização da audiência (terça-feira,5), no protocolo da Câmara de Vereadores até às 19 horas.

Asimp/CML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.