Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Evento, que acontece neste sábado (9) e domingo (10), inclui comidas típicas, artesanato, cavalgada, além de apresentações musicais

Resgatando as raízes da população que vive no campo, neste sábado (9) e domingo (10) será realizada a festa “Celebrando a Cultura Rural”. Esta é a segunda edição do projeto, que aconteceu em Irerê no mês de fevereiro, e agora será no distrito de Lerroville. Toda a comunidade londrinense é convidada a comparecer e prestigiar as atrações, que incluem apresentações musicais, barracas com comidas típicas e produtos artesanais, entre outras atividades. A iniciativa conta com patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC), através do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC).

De acordo com a integrante da comissão organizadora, Maria Inez Gomes, a festa é uma ação que busca retomar as tradicionais festas distritais, que ocorreram em Londrina por vários anos. E, também, mobilizar a comunidade rural, movimentando a cultura e economia local. “Isso está ocorrendo inclusive com o envolvimento dos moradores na realização do evento. Os produtos comercializados nas barracas são todos produzidos em Lerroville, como as barracas de milho, salgados, caldo de cana, artesanato e outros itens”, apontou.

A programação começa no sábado (9), às 16 horas, com exposição e feira de produção rural. A agenda do dia inclui ainda um seminário de Agroecologia e Rede Vida, conduzido pelo Núcleo de Agroecologia (Neagro), da Universidade Estadual de Londrina, seguido de apresentação do grupo musical Geração Nativa.

No domingo (10), a festa “Celebrando a Cultura Rural” começa com uma palestra sobre a certificação de produtos orgânicos, promovida pelo Neagro, às 9 horas. No mesmo horário, cavaleiros de Londrina e cidades vizinhas partem para a Cavalgada, que deve percorrer quase 15 quilômetros da região de Lerroville, retornando para o almoço, que será servido às 12 horas.

Tropeiro há 15 anos, Silvestre Francisco Arcanjo está apoiando o evento na organização da cavalgada. Ele afirmou que a expectativa é que 50 pessoas participem do passeio, caso o tempo colabore. “Na primeira edição do evento, em janeiro, a comunidade acolheu bem os cavaleiros, que eram cerca de 60. Nossa intenção é movimentar a região, não só de Londrina mas também de outros municípios, para que esses cavaleiros reúnam suas famílias, frequentem o comércio local e valorizem os animais, afinal eles precisam de cuidados e dos melhores acessórios. É uma antiga tradição, muitas cidades foram fundadas por tropeiros na nossa região, e retomar esse hábito é voltar também às nossas origens, nossas raízes, sempre respeitando e admirando a natureza”, frisou.

O cardápio do almoço de domingo (9) terá, como prato principal, costela assada. O preço do convite, que inclui guarnições, é de R$15 reais, e pode ser adquirido durante as festividades.

Fechando o último dia de festa, à tarde haverá uma roda de violeiros, e na sequência o público poderá assistir apresentações artísticas. O evento finaliza com performance da Orquestra Londrinense de Viola Caipira, às 19 horas.

Juliana Gonçalves/NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.