Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Se na outra matéria que fizemos, era de se impressionar a quantidade de lixo, desta vez então é de “cair para trás”. É quase um quilômetro de lixo espalhado por uma estrada de terra que liga o final da rua São Benedito, até os fundos da transportadora Seara, no jardim Santo André, zona oeste de Londrina. Em quase três meses desde a última visita ao local, a situação só piorou, onde ainda não tinha lixo, passou a ter.

Água parada, queima de lixo que produz fumaça tóxica, materiais nocivos à saúde e ao meio ambiente. O problema não é apenas ambiental, não se trata mais de lixo descartado irregularmente na natureza, trata-se de saúde pública. Os moradores não aguentam mais tanto descaso, tanto dos cidadãos irresponsáveis que jogam seu lixo ali, como dos órgãos públicos que deveriam solucionar o caso.

"A situação é terrível, eu tenho um terreno aqui do lado do lixão, e praticamente não tem como nós controlarmos o descarte, pessoas chegam a vir de caminhão para jogar restos de construção, podas de árvores e tudo que você imaginar. Até resto de carro tem aqui. É uma falta de respeito de quem joga, e muito mais dos órgãos públicos que não fiscalizam, que trata tudo isso com descaso. Pagamos tanto impostos para vivermos como animais aqui?" - Reginaldo Coelho morador do bairro Santo André

Os moradores já não sabem mais o que fazer para chamar à atenção do poder público. Várias notificações já foram entregues aos órgãos responsáveis, entre eles a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Companhia Municipal de trânsito e urbanização (CMTU). 

Fala Direitos Humanos

O coordenador do Movimento Nacional de Direitos Humanos – Paraná, Carlos Henrique Santana, esteve no local e acompanha o caso de perto. 

"Já faz algum tempo em que estamos acompanhando este caso aqui na zona oeste. Já denunciamos ao IAP (Instituto Ambiental do Paraná), SEMA, CMTU e ao Ministério Público, até tivemos respostas, mas completamente vazias, que não irão resolver o problema. Acionamos o IAP, para uma possível notificação à SEMA, porém até agora nada".

Fala Ministério Público

A última providencia adotada foi a expedição do ofício nº 1076/2017, de 05.05.2017, encaminhado à SEMA, por meio do qual solicitou-se a adoção das providências cabíveis a fim de garantir a realização de ações de fiscalização nas localidades do Jardim Ana Terra, bem como o envio das demais informações que o caso requer. O MP  está aguardando a resposta da SEMA. 

Fala CMTU​

Após diligências do Ministério Público, a CMTU se pronunciou:

"A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) está desde o início do ano, realizando reuniões com órgãos da Prefeitura, entre eles a Secretaria do Meio Ambiente; com a Promotoria do Meio Ambiente e com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), no sentido de encontrar solução para limpeza e destinação correta do lixo descartado irregularmente pela cidade. Além da limpeza, a companhia está focada no sentido de aumentar a fiscalização na cidade e punir os responsáveis por estes crimes ambientais".

Fala vereador

Presente mais uma vez no lixão, o vereador Vilson Bitencourt acompanhou de perto o drama dos moradores. 

"Novamente estamos fazendo contato com a CMTU para saber qual encaminhamento eles vão nos dar. Da última vez foi nos informado que havia dificuldades financeiras, mas essa informação já tem alguns dias, e nós queremos saber qual o posicionamento para esta situação atualmente. Aqui está praticamente intransitável e precisamos com urgência de uma solução​".

Crime Ambiental no PATEÓ 2

Outro problema que gera bastante preocupação é o perigo de contaminação da nascente do córrego do Pateó 2, que desagua no ribeirão Lindóia, rio que forma o Lago Norte. O lixo tem avançado bastante e com as chuvas pode chegar a prejudicar a nascente.

O Gestor ambiental e técnico da segurança no trabalho, Raimundo Maia, analisa um outro problema. Na nascente existe uma tubulação que serve para lançar água da chuva no córrego, porém não é o que acontece. Mesmo com o tempo seco, a água está sendo lançada, isso quer dizer que as galerias pluviais estão sendo usada de forma clandestina por empresas. No local, além de conter espumas características de produtos químicos, o mau cheiro é predominante, sinais visíveis de contaminação.

"As principais fontes de contaminação dos nossos rios, são esses descartes irregulares. Neste caso, não era pra estar passando água por aqui, pois não está chovendo, o tempo está seco. A Sanepar precisa autorizar o lançamento de água na rede de esgoto. O que acontece é que, simplesmente, águas não tratadas são ligadas as galerias pluviais que vão desaguar em nossos rios".

Manifestação​

A comunidade está esperando do poder público ações que resolvam o problema, porém se nada for feito e não obtiverem uma resposta satisfatória, os moradores planejam fazer protestos para chamara à atenção das autoridades. 

"Vamos dar um prazo de sessenta dias, caso sejamos ignorados nós vamos fazer um manifesto. Vamos nos organizar com toda a população de moradores. Não estamos pedindo nada demais, estamos reivindicando um direito nosso, que é ter pelo menos uma vida mais digna sem ter todo esse lixo na porta de nossas casas​" - José Santana Pr. Assoc. de Mor. Santa Rita V

* Em contato com IAP em Curitiba, a Assessoria de imprensa comunicou ao jornal União que, a solução do problema cabe unicamente ao poder municipal, a SEMA e CMTU. 

Repórter Jordino Neto/JU

#JornalUnião

Clique nas fotos para ampliar

Lixo ocupa quase 1 quilômetro da estrada. Foto: Valdemir Camargo
Diferentes materiais são descartados no local. Foto: Valdemir Camargo
É comum encontrar embalagem de produtos químicos espalhadas pelo lixo. Foto: Valdemir Camargo
Moradores não aguentam mais o descaso dos órgãos públicos. O lixo só aumenta. Foto: Valdemir Camargo

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.