Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.
Londrina 10/12/2019  12h00

LONDRINA 85 ANOS

A cidade de Londrina completa hoje, dia 10 de Dezembro, 80 anos de emancipação política. A “Capital do Norte do Paraná”, é uma das principais cidades do Sul do Brasil e conta com uma população de aproximadamente 570 mil habitantes segundo o IBGE. Com esses números, Londrina é a segunda cidade mais populosa do Paraná, atrás apenas da Capital Curitiba, e a quarta da Região Sul do Brasil, depois de Porto Alegre, Joinville e a própria Curitiba.

A região da terra roxa, conhecida mundialmente por ser a mais fértil do mundo, foi o grande atrativo para os imigrantes do início do século XX.

Em 1922, o governo do estado começou a ceder as terras recém colonizadas para empresas privadas especialistas em colonização. Em 1924, inicia-se a história da Companhia de Terras Norte do Paraná, subsidiária da firma inglesa Paraná Plantations Ltd., que deu grande impulso ao processo desenvolvimentista  na  região norte. No mesmo ano, chega as terras paranaenses a Missão Montagu, chefiada por Lord Lovat, técnico em agricultura e reflorestamento. Lord Lovat ficou impressionado com a exuberância do solo norte-paranaense e acabou adquirindo duas glebas para instalar fazendas e máquinas de beneficiamento de algodão, com o apoio da “Brazil Plantations Syndicate”, de Londres.

Em agosto de 1929, chega na região a primeira expedição da Companhia de Terras Norte do Paraná ao local denominado Patrimônio Três Bocas, no qual o engenheiro Dr. Alexandre Razgulaeff fincou o primeiro marco nas terras onde surgiria Londrina. A colonização de toda a região foi considerada rápida, principalmente nas proximidades do Rio Tibagi.

O nome da cidade, é uma homenagem feita a capital da Inglaterra. Londrina significa “pequena Londres”.

A criação do Município ocorreu em 3 de dezembro de 1934, através do Decreto Esta-dual n.º 2.519, assinado pelo interventor Manoel Ribas. A instalação do município aconteceu no dia 10 de dezembro do mesmo ano, e o primeiro prefeito nomeado foi Joaquim Vicente de Castro.

Com o rápido crescimento econômico e demográfico, a cidade chamou a atenção do mundo, principalmente para o plantio do café. Sendo assim, o título “Capital do Café” foi atribuído à Londrina.

Hoje a cidade é referencia em todo Brasil. É uma das principais cidades do interior do Brasil e recebe inúmeros visitantes todos os anos.

Parabéns LONDRINA!!
São os votos dos amigos e parceiros do Grupo União de Comunicação!!

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.