Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Agenda terá concurso de boas práticas em políticas públicas, eventos de tecnologia, ações culturais e de esportes

Para valorizar e estimular a criatividade, o espírito empreendedor, a capacidade e talento dos cidadãos londrinenses, uma ampla programação será desenvolvida como preparativos para as celebrações do 85º aniversário do município. A Maratona de Inovação e Economia Criativa, iniciativa da Prefeitura de Londrina, Fórum Desenvolve Londrina e parceiros, busca mobilizar a população oferecendo ações e eventos nas áreas de tecnologia, inovação social, cultura e esporte. O projeto foi lançado oficialmente pelo prefeito Marcelo Belinati, no dia 9 de abril, durante a ExpoLondrina 2019.

Segundo o chefe de gabinete da Prefeitura, Tadeu Felismino, a proposta é enaltecer a vocação inovadora e ressaltar o capital humano como grande patrimônio que a cidade tem, consolidando um calendário que pretende marcar a trajetória rumo ao aniversário de 100 anos de Londrina, data que será festejada em 2034. “A maratona vem para chamar a atenção da comunidade, movimentar diferentes campos e iniciar uma contagem regressiva com foco nos 85 anos e na caminhada para o centenário. Para isso, estão sendo criadas iniciativas que intensificam a atuação em prol da inovação e da economia criativa, por exemplo, criando ambiente para que a cidade esteja em um cenário de crescimento e progresso”, disse.

Um dos atrativos que compõem a agenda, na área de Inovação Social, será o Concurso de Boas Práticas em Políticas Públicas. A ideia é selecionar projetos inovadores de gestão pública para aprimorar a capacidade de governança da administração pública municipal. Qualquer cidadão poderá se inscrever, enquanto pessoa física, e terá a oportunidade de apresentar suas propostas direcionadas a solucionar problemas da cidade, bem como estratégias desenvolvidas para aprimorar atividades que já estão em execução.

Neste contexto, todos os segmentos da administração municipal podem ser abordados pelos projetos, envolvendo áreas como Educação, Saúde, Segurança, Assistência Social, Direitos Humanos, Urbanismo, Meio Ambiente, Cultura, Esporte, Desenvolvimento Econômico, entre outras. A organização do concurso será conduzida pelo Instituto de Desenvolvimento de Londrina (CODEL).

A previsão é que o edital do concurso seja lançado em 31 de maio deste ano. Já a seleção deve ocorrer no final de novembro. Como culminância da ação, uma exposição será feita em dezembro para dar visibilidade aos trabalhos premiados. Os cinco projetos melhor avaliados serão contemplados com premiações em dinheiro e também haverá menções honrosas para os outros inscritos. “Está previsto um festival de inovação em dezembro, com uma solenidade para expor os trabalhos em um local de grande circulação, como o Calçadão de Londrina, ainda a ser confirmado”, adiantou Felismino.

No setor cultural, as mostras e festivais que contam com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio do PROMIC, terão concursos para revelar e destacar novos talentos e novos autores. Serão lançados Editais de Projetos Estratégicos que indicarão aos proponentes selecionados a promoção da divulgação da marca dos 85 anos de Londrina na execução das atividades. A ideia é possibilitar ações que visam ocupar espaços públicos com eventos culturais e de lazer.

Tecnologia e Esporte – Outro assunto que estará em foco na Maratona é tecnologia. Neste campo, sete etapas de Hackathons temáticos irão ocorrer ao longo do ano. A programação prevê, por meio do Sebrae/PR, eventos com os temas Agro (abril); Saúde (junho); Turismo Inteligente (julho); Sportech (setembro); EcoTIC e Economia Criativa (setembro); Hackathon 60+ e Construção Civil (outubro).

A Fundação de Esportes de Londrina (FEL) estará envolvida na realização de uma série de grandes eventos que marcam o calendário esportivo da cidade em 2019. Estão na agenda os Jogos Paraolímpicos do Paraná (PARAJAPS), em junho, os Jogos da Juventude do Paraná, em setembro; e a Corrida do Aniversário de Londrina, em dezembro, entre outros eventos.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.