Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Prefeitura intensifica implantação das novas luminárias e já fala na segunda fase. Sercomtel Iluminação está presente em todas as regiões

A prefeitura de Londrina já instalou 16.014 modernas luminárias do modelo “Light Emitting Diode”, o famoso LED. Isso equivale a 25% de todo o parque de iluminação pública da cidade, que tem cerca de 65.000 pontos. Mais eficiente e econômica, a administração municipal quer dotar toda a cidade com esta melhoria e, para isso, faz uso especial do programa “Londrina Cidade Iluminada”, que entrou em vigor há um ano. A primeira fase do programa prevê a implantação, até o final do ano, de 24.844 pontos (incluindo praças) para um orçamento global de R$ 52,7 milhões.

O critério principal é trocar todas as antigas – e agora ineficientes – lâmpadas de vapor de mercúrio (Londrina ainda tem 13.841 unidades deste tipo), que são consideradas muito fracas: “A proposta do prefeito Marcelo Belinati é erradicar totalmente este tipo de fonte e levar uma tecnologia de iluminação muito mais moderna, que é o LED”, salienta o presidente da Sercomtel Iluminação, Luciano Kühl. A empresa londrinense é a responsável pelos projetos técnicos e a execução do serviço de implantação.

Outros critérios, como melhorar a iluminação de algumas vias e praças para inibir a criminalidade, também são muito importantes. Colocar LED no entorno de escolas e unidades básicas de saúde (chamado de “cinturão da segurança”) é inclusive bastante considerado pela prefeitura, que é quem demanda o serviço para a SI.

No que diz respeito às ruas e avenidas, a prefeitura e a Sercomtel Iluminação procuram modernizar especialmente as vias arteriais e coletoras, que recebem a maior parte do fluxo de veículos, e assim contribuir para a redução no índice de acidentes. O LED proporciona melhor visibilidade dos motoristas e pedestres, especialmente nos cruzamentos. Desde o ano passado, a SI já fez a nova implantação em 17 avenidas.

Além da forte sensação de segurança nas ruas, a iluminação LED provoca um misto de prazer e satisfação nas pessoas: “O LED gera um grande conforto visual e as famílias, mais felizes, estão voltando para as praças à noite. Isso é muito bom”, destaca o prefeito Marcelo Belinati.

Todas as regiões

Até o momento 13 bairros são “full-LED” (LED total), por enquanto os mais periféricos, mas todas as regiões da cidade estão sendo atendidas através da modernização de ruas, avenidas, jardins e praças públicas, incluindo todos os distritos rurais, onde também estão os patrimônios e vilas rurais. “Vamos colocar LED na cidade inteira”, avisa o prefeito. “Estamos na primeira etapa, mas terminada essa fase passaremos a colocar na parte interna dos bairros e conjuntos. Vai levar tempo pra cidade inteira estar com toda a iluminação LED, mas vamos chegar lá”.

Outros locais importantes a serem modernizados serão os lagos Igapó 2, Cabrinha e Lago Norte. O projeto todo vai custar quase R$ 2,2 milhões. Os serviços já começaram no Lago Norte e Igapó 2, onde as antigas luminárias já estão sendo substituídas (foto).

O interior dos cemitérios também receberá iluminação LED, como o João XXIII, cujas obras já começaram, e assim será com o Padre Anchieta e o São Pedro. A Administração de Cemitérios e Serviços Funerários (ACESF) estuda estender o serviço para os cemitérios Jardim da Saudade e São Paulo.

A cidade não para. “O LED veio para ficar”, resume Luciano Kühl. A nova tecnologia das noites londrinenses é um caminho sem volta.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.