Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Devido à pandemia, as atividades serão feitas utilizando a internet, para evitar aglomeração; Município pede que a população seja consciente na utilização deste bem finito

Mundialmente, em 22 de março, os países do globo terrestre comemoram o Dia Mundial da Água, instituído pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Este ano, as celebrações e atividades para marcar a data serão diferentes, mas não deixarão de acontecer. Em Londrina, a Prefeitura Municipal e os órgãos públicos tratarão do assunto por meio da internet.

Nos próximos dias, a Secretaria Municipal de Ambiente (SEMA) prevê a postagem de materiais educativos em suas redes sociais. Assim, quem acessar a página do Instagram da pasta (https://www.instagram.com/semalondrina/), por exemplo, verá alguns “posts” falando sobre a importância da água. Já a Secretaria Municipal de Educação (SME) tratará com os alunos sobre a importância do consumo consciente e o uso racional desse bem finito e essencial para a vida no planeta. Para isso, o professor e biólogo da SEMA, Jorge Akira Oyama, gravará uma videoaula que será transmitida para os estudantes do 1º ao 5º ano da rede municipal de ensino de Londrina.

Além disso, a SEMA participa da recuperação de uma nascente da Bacia do Córrego Cristal, iniciativa da Vereadora Sônia Gimenez, que pediu o apoio técnico e de Educação Ambiental da SEMA. Também participam da ação: Secretaria de Obras, CMTU, COHAB e SANEPAR.

Além disso, a Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR) relembrará as dicas que podem ser implementadas no dia a dia da população para evitar o desperdício. Elas estão disponíveis no site da companhia paranaense (http://site.sanepar.com.br/sustentabilidade/consumo-responsavel). O objetivo dessas atividades é alertar a população para a importância do uso racional e sem desperdício desse bem finito e tão necessário para a vida e a manutenção do equilíbrio no ecossistema do planeta.

O secretário municipal de Ambiente (SEMA), Ronaldo Deber Siena, explicou que, não são apenas as mudanças climáticas as responsáveis pela escassez da água nos municípios, mas é preciso, sim, que haja uma mudança comportamental da população, para que todos ajudem a economizá-la e a utilizem da maneira correta como, por exemplo, reaproveitando a água da chuva para lavar calçadas ou instalando cisternas em prédios e casas, segundo ditam as normas do Decreto Municipal nº 1468, em dezembro do ano passado.

“Quando há falta da água doce e tratada as pessoas sentem falta disso. Mas, precisamos criar consciência coletiva para a importância da utilização correta desse patrimônio natural do planeta. Nós precisamos da água potável para tudo, para vivermos e mantermos nosso corpo saudável, para mantermos a agricultura e a agropecuária vivas, e as atividades industriais e manuais. Enfim, sabemos que o Brasil é um país rico em recursos hídricos e que Londrina é um município representativo na quantidade de rios e córregos. No entanto, nada disso é motivo para acreditarmos que a água doce e potável por aqui não pode acabar, principalmente no longo prazo”, lembrou Siena.

Para que a população receba em sua casa a água potável e para que aquela já utilizada seja levada ao tratamento adequado – por meio da rede de esgotamento sanitário – são necessários diversos processos. Não basta apenas que chova para que a água de rios e córregos possa ser utilizada pelo consumo dos seres vivos ou que os municípios despejem os líquidos e sólidos da rede de esgoto nesses espaços. Para isso, é necessário que toda água receba o tratamento adequado.

No Paraná, Companhia de Saneamento do Paraná (SANEPAR) existe há 58 anos. Ela conta com processos industriais cada vez mais complexos e refinados, com uma planta de fábrica, legislação estadual e nacional a ser atendida, e o processo de Certificação ISO 9001, para garantir a normatização dos sistemas de gestão com foco em qualidade, melhoria da qualidade do produto, dos processos e dos serviços, assim como do ISO 14.000, que garante a avaliação do sistema de gerenciamento ambiental da empresa feita por uma entidade independente, reconhecida por um organismo nacional de fiscalização.

Assim, tanto na retirada da água para o tratamento e distribuição aos domicílios, quanto para o despejo dos resíduos sólidos e líquidos gerados pela rede de esgoto, é preciso que haja tratamento adequado. Assim, o próximo município a retirar a água de córregos e rios para a utilização não será prejudicado pelo despejo dos resíduos. “A água vem sendo tratada como uma commoditie, um bem mensurável e administrado, que traz benefícios para a população e que faz parte de um processo de transformação. Porém, ela é um bem cada vez mais raro e, infelizmente, será cada vez mais caro. Isso faz com que as empresas de saneamento necessitem de um refinamento maior e mais aprimorado em seus processos de tratamento, o que requer investimentos, por isso o consumo consciente é tão importante”, ressaltou o engenheiro civil e gerente-geral nordeste da Sanepar, Antonio Gil Fernandes Gameiro.

Entre os investimentos necessários estão a contratação de profissionais especializados, a construção e ampliação da rede de esgoto e de tratamento de água, com estações específicas, perfurações de poços, construções de barragens, execução de ligações de água e de aterros sanitários. Atualmente, no Paraná há 168 estações de tratamento de água e 255 de tratamento de esgoto; 1.154 poços de água, quatro barragens, mais de 57 mil quilômetros de rede de distribuição e quase 38.500 quilômetros de rede de esgoto.

Segundo dados oficiais da Sanepar, dos 399 municípios paranaenses, 346 deles são atendidos pela empresa. Destes 346, 100% da população urbana têm água potável e 75% têm esgoto coletado e 100% tratado. Em Londrina, toda a população urbana conta com água tratada e 96% da população tem atendimento com coleta e tratamento de esgoto. São quase 3 mil quilômetros de rede de distribuição de água e cerca de 2300 quilômetros de rede coletora de esgoto.

“Quando a população economiza água, ela está fazendo uso racional desse bem finito, como ao tomar banhos mais rápidos, escovar os dentes ou ensaboar a louça com a torneira fechada. Não desperdiça quando evita e/ou arruma vazamentos. O vazamento é dinheiro jogado fora para a pessoa que o deixou e para toda a sociedade, pois a água que vai para o ralo sem uso, precisou passar pelo tratamento e irá passar novamente quando entrar na rede de esgoto. Pensar nisso é ser consciente consigo e com a sociedade”, finalizou Gameiro, gerente-geral da Sanepar e responsável por 75 municípios da região.

Dicas

Para ajudar, a Sanepar disponibiliza em seu site uma cartilha com diversas ações que a população colocar em prática. Veja aqui http://site.sanepar.com.br/sustentabilidade/consumo-responsavel  ou veja abaixo:

• Ao lavar as mãos ou a louça, não deixe a torneira aberta todo o tempo. Isso evitará o desperdício.

• Seja rápido no banho. Cada 5 minutos embaixo do chuveiro ligado consomem cerca de 70 litros de água.

• Para escovar os dentes é necessário apenas um copo de água.

• Antes de lavar a calçada, use a vassoura. Jamais use a água da mangueira para “varrer” a sujeira.

• Regule periodicamente a válvula hidra ou a caixa de descarga, para tornar sempre mais eficaz a descarga.

• Nunca jogue cigarros, absorventes ou papéis no vaso sanitário.

• Junte roupas para lavar todas de uma só vez. Aproveite a água usada no tanque ou na máquina para lavar calçadas, ensaboar calçados, panos de chão, etc.

• Use baldes e não a mangueira ao lavar o carro. Para lavar um veículo de passeio gasta-se, em média, 300 litros de água.

• Quando viajar, feche o registro do cavalete de entrada de água. Isso evita o desperdício e vazamento.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.