Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Utilizando os princípios da permacultura, aulas serão ministradas nos próximos dias 21 e 22, no Sítio Flora Brasilis, na Warta

Com a proposta de incentivar a cultura do desenvolvimento sustentável, o Sítio Flora Brasilis, localizado no distrito da Warta (PR 445 Km 58), realiza nos dias 21 e 22/10, o primeiro curso de Permacultura e Saneamento Ecológico, destinado a produtores rurais, técnicos, estudantes e a comunidade em geral. O objetivo é capacitar o participante a criar sistemas produtivos e sustentáveis de saneamento descentralizados, baseados nos princípios de desenho da Permacultura.

A busca de formas alternativas de produção agrícola tem norteado as ações no sítio, onde a agricultura  vem sendo praticada em seus diversos aspectos, em especial com respeito e equilíbrio à natureza. Os conceitos que direcionam essas ações vêm da agroecologia, da permacultura e de sistemas agroflorestais que englobam técnicas de manejo sustentáveis.

A intenção é fazer da propriedade um ambiente de difusão desta cultura de sustentabilidade através de cursos de abordagem específica, como este de Saneamento ecológico, que será realizado agora, e vivências, que transpareçam um estilo de vida sustentável, propiciando ao participante enriquecimento das relações humanas e de sua interação com o meio em que vive.

De acordo com o proprietário do Sítio Flora Brasilis, Max Mertzig, este é o primeiro curso de vários outros que serão realizados na propriedade. Ministrado pela engenheira ambiental, Adriana Galbiati, que também é mestra em Tecnologias Ambientais, o conteúdo inclui princípios da permacultura e do saneamento ecológico, características e tratamento de águas cinzas e negras, manejo de matéria orgânica e a implantação de um tanque de evapotranspiração (TEvap) e um círculo de bananeiras para tratamento de águas servidas.

“A bacia de evapotranspiração e o círculo de bananeira são estratégias de destinação de baixo impacto dos efluentes domésticos”, explica Max.  A ideia, segundo ele, é continuar com a realização deste modelo de curso, abordando os demais temas recorrentes desta linha de pensamento, como a produção de alimentos saudáveis, manejo da água e da energia, e das bioconstruções. As vagas são limitadas.

Como chegar

Sítio Flora Brasilis – Distrito da Warta – PR 445 Km 58.

A partir do trevo da Warta, siga por 2 Km no sentido Sertanópolis/Assis. Passe pelas Tortas alemãs-Strassberg e o posto de combustíveis ao lado. Entre na primeira a esquerda após o posto (+/- 100 metros). Siga no carreador por 700 metros até a primeira casa.

Vera Barão/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.