Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Audiência é aberta ao público e visa buscar soluções para desenvolvimento inteligente dos modais de transporte e deslocamento humano

Neste sábado (26), às 9 horas, a Prefeitura de Londrina, por meio do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL) realizará a 1ª audiência pública do Plano de Mobilidade de Londrina. O encontro será no auditório do Sindicato do Comércio Varejista de Londrina (SINCOVAL), na Rua Governador Parigot de Souza, 220, esquina com a Rua Ana Neri, no Jardim Petrópolis.

O objetivo é expor para a população os resultados da Pesquisa Origem Destino de 2019, fazer um balanço dos mesmos e apresentar os apontamentos realizados pelos especialistas da LOGIT, empresa de São Paulo (SP) com expertise no desenvolvimento de soluções inteligentes e eficientes em transporte. Com isso, os gestores esperam debater as ações e as políticas na área de mobilidade urbana, por meio dos conhecimentos especializados para o transporte de carga e de passageiros.

Quem participar terá acesso aos resultados dos estudos que demonstram a quantidade de deslocamentos feitos por carros, motocicletas, ônibus públicos e privados, bicicletas e a pé. Também serão apresentados os motivos pelos quais as pessoas se deslocam de um ponto ao outro, e os motivos que levam a população a se deslocar (se por conta do trabalho, lazer, estudo ou por outro motivo). Os pesquisadores também mostrarão para quais regiões e destinos as pessoas costumam ir, quais são os horários com maiores picos de movimento e qual é a qualidade do serviço prestado. Outro ponto avaliado durante a pesquisa foi quanto as viagens intermunicipais e o transporte de cargas.

“É uma grande oportunidade para a população tomar conhecimento de como está a mobilidade urbana no Município, pois todos os dados que serão apresentados foram obtidos da própria população que respondeu aos questionários e que foi entrevistada. Participando da apresentação, a população entenderá as propostas que vêm pela frente e poderá se enxergar nelas”, explicou a diretora de Trânsito e Sistema Viário do IPPUL, Denise Ziober.

O presidente do IPPUL, Roberto Alves Lima Junior, explicou também que a pesquisa permitiu a realização de um mapeamento das atividades socioeconômicas da cidade e o planejamento para o desenvolvimento. “Os resultados desse estudo serão largamente utilizados em modelagens de políticas públicas nas áreas de urbanismo, segurança, saúde, educação, entre outras”, afirmou Lima Junior.

Como participar – a população em geral está convidada para participar da audiência pública. Não é necessário se inscrever antecipadamente. Foram convidados para deixar suas contribuições os pesquisadores de universidades, integrantes dos órgãos públicos, conselheiros municipais, entidades de classe, sindicatos e associações de moradores.

A ideia é elaborar coletivamente um Plano de Mobilidade abrangendo as preocupações e as necessidades dos mais diversos públicos. Por isso, a pesquisa realizada traz uma radiografia da população, segmentando-a de acordo com renda, idade, sexo e motivo do deslocamento. “Isso nos ajuda a estabelecer e criar políticas públicas que consigam resolver os problemas na área do transporte, de saúde e educação de toda a população”, finalizou a diretora do IPPUL.

Pesquisa – O último levantamento de dados, realizado em Londrina, contou com a participação de cerca de 40 mil pessoas. Entre elas, foram visitados 10 mil domicílios, dos quais retirou-se uma amostra de 5.150 residências. Nestas, todas as pessoas com mais de 10 anos responderam as perguntas dos pesquisadores.

Também participaram 6 mil pessoas que trafegavam na entrada e saída da cidade, por meio do trânsito de passagem e de carga; 1.500 usuários do transporte público e 600 ciclistas. Além deles, computaram-se os dados referentes às contagens volumétricas. A pesquisa foi realizada em parceria com as instituições de ensino superior de Londrina com a ajuda de especialistas da LOGIT.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.