Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Prefeitura de Londrina, por meio do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL), realizará nesta sexta-feira (14), às 19 horas, o lançamento da Revisão do Plano Diretor Participativo do Município de Londrina (PDPML). O encontro acontecerá na Câmara Municipal de Londrina, localizada na Rua Governador Parigot de Souza, 145, no Centro Cívico.

A apresentação é aberta à comunidade, não sendo necessário se inscrever com antecedência. Ela objetiva a participação dos moradores de Londrina, das instituições de ensino superior, de órgãos públicos estaduais e federais, da sociedade civil organizada e de entidades de classe. Para dar início aos trabalhos, uma equipe técnica do IPPUL explicará o que é o Plano Diretor, quais são os desafios que a cidade enfrenta e quais são as possíveis soluções. Em seguida, será aberta a palavra para que os participantes possam fazer perguntas, dar sugestões e críticas construtivas.

As leis complementares ao Plano Diretor como a do Perímetro Urbano, Zoneamento de Uso e Ocupação do Solo Urbano, Parcelamento do Solo Urbano, Preservação do Patrimônio Cultural, Sistema Viário, Código de Obras e Edificações, Código de Posturas e o Código Ambiental também serão revistas em conjunto. Pois, o plano busca o desenvolvimento sustentável do Município, considerando os contextos físico-biológico, socioeconômico e cultural.

Segundo o diretor de Planejamento Urbano do IPPUL e coordenador técnico da revisão do Plano Diretor, José Vicente Alves do Soccorro, o Plano Diretor é uma das legislações mais importantes para o desenvolvimento do Município, pois tem como pressuposto o diálogo com a população, que vivencia diariamente os problemas do Município e pode vir ajudar a propor soluções.

Com a revisão, a Prefeitura pretende atualizar as projeções para o futuro do desenvolvimento da cidade. Para isso, contará com o apoio das universidades que, por meio de uma cooperação técnica, farão estudos e análises das propostas elaboradas pelo governo municipal.

A expectativa é que a revisão do Plano Diretor Participativo do Município de Londrina esteja finalizada em 13 meses a contar do lançamento feito na Câmara de Vereadores, assim entrando em vigor em agosto de 2018. Após aprovação, ele passa a ser o instrumento orientador e normativo da atuação do Poder Público e da iniciativa privada, prevendo políticas, diretrizes e instrumentos para assegurar o adequado ordenamento territorial, a melhora das políticas sociais e o desenvolvimento sustentável do Município, sempre levando-se em consideração as aspirações da população.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.