Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Programação, que será inteiramente on-line, inclui cursos, capacitações, debates, palestras e show musical

A Prefeitura de Londrina divulgou, na manhã desta segunda-feira (1º), a programação das atividades do Mês da Mulher, iniciativa organizada pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres (SMPM). Durante o mês de março, novos eventos poderão ser incluídos na agenda, que conta com palestras, curso, encontros, ações de sensibilização, lives, debates e a participação de diversas entidades.

O objetivo é oportunizar espaços para a divulgação dos direitos da mulher e dos serviços ofertados pelo Município e por toda a rede de apoio às mulheres, assim como chamar a atenção da sociedade para a situação das mulheres durante a pandemia. Com isso, a Prefeitura de Londrina espera fortalecer os três eixos centrais da pasta, que são a autonomia, valorização e capacitação para o mundo do trabalho; a prevenção e enfrentamento à violência; e a saúde e bem-estar da mulher.

Segundo a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Liange Doy Fernandes, todas as entidades, empresas e instituições que desejam ser parceiras da Prefeitura de Londrina, nas ações em prol do Mês da Mulher, estão convidadas para participar. Para isso, basta entrar em contato com a pasta, pelo (43) 3378-0111 ou mandar uma mensagem para mulher@londrina.pr.gov.br. Também é possível agendar um horário para o atendimento presencial, na sede da Secretaria, que fica na Rua Valparaíso, esquina com a Avenida Higienópolis.

 “Nós conversamos com as entidades participantes da rede de enfrentamento à violência contra a mulher e as instituições interessadas em debater os direitos femininos, para que todos pudessem participar. Nossa intenção é chamarmos a atenção da sociedade para as questões referentes ao público feminino, principalmente sobre as mudanças acometidas com a chegada da pandemia do novo Coronavírus. Por isso, contamos com uma gama bastante diversificada de ações na programação londrinense”, explicou Fernandes.

Na organização dos eventos, o Município conta com a ajuda do Conselho Municipal Dos Direitos das Mulheres (CMDM); Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJ/PR); Ministério Público do Paraná (MP/PR); Delegacia da Mulher; Conselho Regional de Farmácia do Estado do Paraná (CRF-PR); Comissão Da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil, subseção de Londrina (OAB/PR); Câmara de Vereadores; instituições de Ensino Superior de Londrina e estações de rádio da cidade, entre outras organizações.

Programação

A partir de hoje (1º) até o final deste mês, as integrantes da Feira Arte Mulher receberão a ajuda dos graduandos da Unopar,  na segunda edição da Campanha Publicitária de Apoio ao Empreendedorismo Feminino. Com a ajuda desses estudantes, as feirantes divulgam seus produtos em plataformas digitais, como Instagram, Facebook, Whatsapp e outras mídias, de forma mais profissionalizada. Isso tem ajudado as mulheres a continuarem gerando renda, mesmo durante o período de crise causada pela pandemia do Coronavírus.

Outra iniciativa que está acontecendo durante o mês é a capacitação dos conselheiros municipais dos Direitos da Mulher de Londrina. Eles estão participando de um curso que aborda o Planejamento, Gestão e Controle Social de Políticas Públicas, assim como os avanços e conquistas dos movimentos organizados por mulheres referentes às políticas públicas. As aulas são ministradas todas as quintas-feiras, pelos professores da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e convidados do Brasil inteiro. Mais de 50 vagas já foram preenchidas.

Ainda nesta semana, na sexta-feira (5), das 8h às 11h, será transmitida pela Plataforma do Google Meet uma oficina de formação para os profissionais da rede municipal de educação. Eles aprenderão mais sobre a Política de Prevenção e Enfrentamento à Violência contra as Mulheres e a Rede Municipal de Proteção. Assim, munidos de mais informações, poderão ajudar mais vítimas de violência doméstica a identificarem sua situação e buscarem ajuda de profissionais especializados. A organização dessa ação cabe à Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres e tem o apoio da Secretaria Municipal de Educação. Entre as palestrantes, estão a diretora de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres da SMPM, Lucimar Rodrigues, a assessora de Planejamento e Gestão da SMPM, Elaine Galvão e a psicóloga da SMPM, Jerusa Crespo.

No domingo (7), às 8 horas, a comunidade poderá acompanhar a programação da Rádio Brasil Sul, AM 1290, que abordará o tema “Mulheres em Tempos de Pandemia”. As representantes do Coletivo Evangélicas pela Igualdade de Gênero (EIG) Londrina e Nacional vão conversar sobre os desafios das mulheres durante o isolamento social, abordando questões profissionais, conjugais e de relacionamento com os filhos e outros familiares. A discussão também abordará a garantia dos direitos das mulheres em tempos de crise e as formas de ajuda que as vítimas de violência podem encontrar em Londrina e no estado do Paraná.

Na próxima segunda-feira (8), haverá o lançamento da Campanha “Ela superou, você também pode”, promovida pela Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher de Londrina (DEAM) em parceria com o CAM e a SMPM. A intenção é repercutir um vídeo, que traz o relato de uma mulher que sobreviveu a violência doméstica e que hoje alerta outras vítimas a fazerem o mesmo. O vídeo será transmitido nas redes sociais da DEAM .

Ainda no dia 8 de março, das 19h às 21h, acontecerá a Live Show Bem-Ditas, que comemorará o Dia Internacional da Mulher. A apresentação será transmitida via Facebook e reunirá cantoras, poetisas e musicistas de Londrina. A intenção é lembrar as conquistas obtidas pelas mulheres e aquelas que ainda estão em construção, e por isso não podem deixar de serem lembradas. Toda a comunidade está convidada para assistir à apresentação organizada pelo CMDM, UEL, SMPM e Secretaria Municipal de Cultura (SMC).

Além do show on-line, do dia 8 a 12 de março, a partir das 19 horas, as mulheres poderão aprender alguns movimentos de dança e de autodefesa. As aulas serão transmitidas pelo canal de Youtube da Fundação de Esportes de Londrina (FEL) e são uma iniciativa da FEL com a SMPM. Para saber mais clique aqui ou acesse o Facebook da FEL aqui.

Na terça-feira (9), das 9h às 10h, será realizada a palestra “Violência contra a Mulher: conhecer para enfrentar” com a secretária municipal de Políticas para as Mulheres de Londrina, Liange Doy Fernandes. A ação é direcionada aos alunos do ensino médio e visa abordar a violência contra a mulher sob o aspecto cultural e mostrar as formas de prevenção e de enfrentamento.

Ainda na terça-feira (9), às 14h30, a comunidade em geral poderá acompanhar a solenidade alusiva ao Dia Internacional da Mulher, que os vereadores de Londrina conduzirão durante a sessão ordinária da Câmara Municipal. Durante a tarde, a Comissão dos Direitos da Mulher do CMDM/SMPM e os vereadores falarão sobre a representatividade das mulheres na política londrinense. A transmissão será pelo site da CML e pelos canais do Legislativo no Facebook e Youtube, assim como já vem acontecendo desde o início da pandemia do Coronavírus.

Outras ações fazem parte da programação, como a capacitação para os profissionais do município de Jacarezinho, que acontecerá na quarta-feira (10), das 13h30 às 17h30. O objetivo é colaborar com a implantação do trabalho em rede para a prevenção e enfrentamento à violência contra as mulheres naquele município. Para tanto, as servidoras da rede de enfrentamento à violência contra a mulher de Londrina e integrantes do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná promoverão uma oficina no Google Meet, para ajudar os profissionais de Jacarezinho. Durante todo o mês de março, a Prefeitura de Londrina divulgará essas e outras atividades com mais detalhes.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.