Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Terceira audiência pública, promovida pela Frente do Pedágio, acontece na Sociedade Rural a partir das 9 horas

Amanhã (11/02) acontece a terceira audiência pública para discutir o novo modelo de pedágio, proposto pelo Governo Federal com aval do Governo do Paraná, em Londrina. O evento será realizado no auditório da Sociedade Rural do Paraná, no Parque de Exposição Ney Braga, a partir das 9 horas. Na sexta-feira, a audiência pública acontece em Cornélio Procópio.

O debate, que irá reunir deputados da Frente do pedágio e também lideranças de Londrina e cidades vizinhas, poderá ser acompanhado de maneira presencial e também pela internet. A transmissão é feita pelas redes da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e também do deputado estadual Arilson Chiorato (PT), coordenador dos trabalhos da Frente do Pedágio.

Na avaliação de Arilson, a situação de Londrina e dos municípios vizinhos não é diferente do que acontece nas outras regiões do Estado. “Obras importantes como o contorno de Londrina, na BR-369, que estava previsto para ser entregue em 2002, de acordo com o projeto original, não aconteceu. Em 2018, um aditivo desobrigou a concessionária de construí-lo. Esse é só um exemplo de vários espalhados por todas as cidades”, afirma.

O coordenador da Frente do Pedágio observa ainda que este contorno, por exemplo, iria desafogar o tráfego pesado que corta Londrina, evitando acidentes e mortes. “A Frente está levantando o que foi feito e o que não foi. É um trabalho árduo diante de tantos aditivos, mas da Operação Integração já apontou em 2019 vários desvios, como dos cinco contornos previstos para a região de Londrina, quatro não foram feitos”, pontua.

Diante deste cenário, Arilson frisa a importância da mobilização de toda a sociedade neste momento. “Não podemos permitir que um modelo ainda mais danoso seja aprovado. A Frente do Pedágio, que esta semana ganhou mais dois deputados, chegando a 30 integrantes, não vai aprovar este modelo. Porém, é preciso que todos os setores fiquem em alerta e participem das audiências e diga não a este modelo abusivo de pedágio”, afirma.

Novo contrato

O coordenador da Frente do Pedágio ressalta alguns pontos do novo contrato do pedágio. “A propaganda é enganosa. A média de desconto vai ficar entre 20 a 30%, e não 65% como é divulgado. Este desconto alto ocorrerá somente em uma praça por um período. E mais, após a realização de obras, as pedagiadoras poderão subir o valor em 40% até o fim do contrato”, enfatiza.

Arislon reforça que a luta da Frente do pedágio é pela menor tarifa, um pedágio sem taxa de outorga ao governo, mais obras e menor tempo de contrato. “O Paraná não aguenta mais pagar caro pelo pedágio e o povo paranaense não aceita mais 15 novas praças, mais 822 KM a de estradas pedagiadas”, garante.

Onde vai ficar as 15 novas praças

4 no Oeste,

3 no Sudoeste,

3 no Noroeste,

2 no Norte

3 no Norte Pioneiro;

Cidades

– Sengés (PR-151)

– Siqueira Campos (BR-272)

– Jacarezinho/Ourinhos (BR-153)

– Califórnia (BR-376)

– Norte de Tamarana (PR-445)

– Jussara (PR-323)

– Tapejara (PR-323)

– Perobal/Cafezal do Sul (PR-323)

– Guaíra/Terra Roxa (BR-272)

– Guaíra/Mercedes (BR 163)

– Toledo/Cascavel (BR-467)

– Capitão Leônidas Marques (BR-163)

– Ampere (PR-182)

– Renascença (BR 280)

– Guairaçá (BR-376)

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.