Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Índice CFA de Governança Municipal apontou que, no quesito Gestão, Londrina tem a melhor nota dentre as cidades do interior do Paraná

A administração do prefeito Marcelo Belinati recebeu menção honrosa pela sua classificação no Índice de Governança Municipal (IGM), desenvolvido pelo Conselho Federal de Administração (CFA). Segundo o Índice CFA de Governança Municipal (IGM-CFA), referente ao ano de 2018, Londrina está entre os 20 municípios mais bem posicionados do país, com nota 8, em um total de 155 cidades e capitais avaliadas, cuja melhor colocação teve nota 8,7. O resultado pode ser conferido no site oficial, http://igm.cfa.org.br.

O Índice CFA de Governança Municipal, elaborado em parceria com o Instituto Publix para o Desenvolvimento da Gestão Pública, compilou informações referentes à saúde, educação, gestão fiscal, habitação, recursos humanos, transparência, violência, dentre outras. O levantamento avalia, de forma conjunta, as três dimensões Gestão, Finanças e Desempenho. Considerando os municípios paranaenses, Londrina alcançou o melhor índice dentre as cidades do interior na dimensão Gestão, ficando atrás apenas da capital, Curitiba.

A entrega da homenagem ocorreu durante o Workshop de Gestão Pública Índice de Governança Municipal, realizado pelo Conselho Regional de Administração do Paraná (CRA-PR). Com uma população de 553.393 habitantes, Londrina conta com um PIB per capita de R$33.374,97, o que a inclui no Grupo 8 do IGM-CFA, junto com outras cidades que também possuem mais de 100 mil habitantes e PIB per capita acima de R$28.900.

Em Gestão, são avaliadas as práticas de administração adotadas pelos municípios, divididas nas subáreas Colaboradores, Planejamento, Transparência, e Qualidade do Investimento.

Na subárea Colaboradores, a atual administração municipal atingiu nota 10 na relação entre o total de servidores para cada 100 habitantes, e também no número de comissionados para cada 100 habitantes. Sobre a Qualidade dos Investimentos, que verifica o custo-benefício dos recursos aplicados em duas áreas, o Município obteve nota 0,61 para Educação, cuja meta era 0,67, e o índice 0,99 na Saúde, com meta 1,0.

Londrina destacou-se também na Transparência, atendendo aos critérios quanto à disponibilidade das informações no IGM, por não ter registro de irregularidades no Sistema Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (CAUC), do Tesouro Nacional, e sua ótima posição no Índice Transparência do Ministério Público Federal (MPF).

Para a conselheira adjunta do CRA, Liz Dayane Paludetto Rodrigues, é importante que os gestores dos municípios conheçam os índices, principalmente para identificarem onde estão indo bem e onde precisam melhorar. “Analisar os resultados do IGM proporciona uma visão geral que pode colaborar no dimensionamento de recursos e projetos. Para a população em geral, é interessante avaliar e até mesmo comparar o desempenho com outros municípios. Sabemos que a gestão municipal é extremamente complexa, por isso a necessidade de uma gestão profissional e bem estruturada. A ferramenta colabora para ampliar a visão e fortalecer o planejamento estratégico, o que, no resultado, impacta diretamente na população”, enfatizou.

Sobre o workshop realizado em Londrina no último final de semana, Liz explicou que se trata de uma iniciativa do CRA para orientar quanto ao uso do IGM-CFA, bem como capacitar administradores para que possam disseminar os conceitos e a aplicabilidade da ferramenta. Novos encontros serão realizados no estado, nas cidades de Cascavel e Pato Branco.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.