Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Entre os mais de 400 municípios estudados, Londrina também subiu 5 posições e alcançou o 37º lugar no ranking de cidades competitivas

O Município de Londrina se classificou em 37º lugar geral no Ranking de Competitividade dos Municípios, realizado Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com a Gove e a Seall. O resultado do levantamento foi apresentado na segunda-feira (22), durante um evento na B3, em São Paulo. Em comparação com o ano anterior, o Município subiu cinco posições, recebendo o primeiro lugar no funcionamento da máquina pública.

O objetivo do levantamento é apresentar como a competição no setor público é um elemento fundamental para a promoção da justiça, equidade e desenvolvimento econômico e social dos municípios brasileiros, o que se reflete posteriormente em serviços públicos de qualidade para o cidadão comum. Segundo o secretário municipal de Governo, Alex Canziani, subir no ranking é uma conquista para a cidade. “Essa subida no ranking de competitividade está muito relacionada ao Master Plan que estamos desenvolvendo agora. Através de índices como esse podemos acompanhar a evolução que a cidade está tendo, o que é uma meta que o prefeito Marcelo Belinati nos passou. Esperamos poder subir em rankings como esse, cada vez mais”, disse Canziani.

Ao todo, 405 municípios com mais de 80 mil habitantes foram avaliados. Para chegar a essa classificação, 65 indicadores foram utilizados, divididos entre 13 setores e três dimensões fundamentais. Entre os pontos estudados estavam: sustentabilidade fiscal, o funcionamento da máquina pública, acesso à saúde e à educação, segurança, saneamento e meio ambiente, inserção econômica, inovação e dinamismo econômico, capital humano, telecomunicações, entre outras.

Dentre os mais de 400 municípios, Londrina, além de ter obtido o primeiro lugar no quesito funcionamento da máquina pública, alcançou o 26º posto em questão de saneamento (subindo 12 classificações em relação ao ano anterior), ficou em 43º em inovação e dinamismo econômico, o 50º em capital humano (pulando 23 posições) e o 74 em qualidade de educação.

O Município considerado o mais competitivo do Brasil foi Barueri, no interior de São Paulo. Em seguida estão: São Caetano do Sul (SP), Florianópolis (SC), São Paulo (SP), Vitória (ES) e Curitiba (PR). O ranking completo pode ser conferido aqui  Além dele, o levantamento também comparou os estados brasileiros, tendo o Paraná como o 4º mais competitivo. Antes dele, estão São Paulo (1º), Santa Catarina (2º) e o Distrito Federal (3º).

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.