Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Da parceria entre De Heus e UEL foi inaugurado o Centro Experimental para Pesquisas em Nutrição de Suínos, com workshop de especialista

A inauguração do Centro Experimental para Pesquisas em Nutrição de Suínos e o 1.º Workshop De Heus de Suinocultura agitou a área de pesquisa em Londrina nesta semana. Os dois eventos, que tiveram a presença de mais de 150 pessoas, contaram com a presença da comunidade acadêmica da Universidade Estadual de Londrina e de outras de destaque na região, como UniFil, UNOPAR, UENP, Unioeste e UEM, associações e importantes profissionais da área privada.

No Centro Experimental são desenvolvidos pesquisas e experimentos em intercâmbio com o Centro de Excelência da empresa na Holanda, com foco em promover a melhoria contínua em produção e gestão nutricional de suínos. "A De Heus sempre buscou, também, oportunidades para impulsionar a evolução tecnológica da nutrição animal por meio de parcerias com o mundo acadêmico, integrando a excelência científica da universidade com a multiplicidade e o dinamismo do conhecimento técnico de campo, gerando sinergias para se desenvolver tecnologia nutricional de vanguarda e com alto potencial de eficiência", destacou Hermanus Wigman, diretor-presidente da companhia.

Segundo ele, as mudanças no mundo dos negócios, assim como na sociedade, estão cada vez mais rápidas. A estratégia de uma organização precisa deixar de resistir às transformações e tornar-se mais dinâmica, fazendo com que a companhia seja capaz de seguir o que o mercado está regendo, estando preparada para as imprevisibilidades que o futuro pode reservar. "É o que chamamos de mundo VUCA: Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade. A sigla americana, que vem sendo cada vez mais discutida em ambientes corporativos, reflete algumas características do mundo atual, que passa por transformações cada vez mais constantes. Pois hoje, é impossível imaginar progresso continuado e sustentável – na vida, nos negócios e na sociedade – sem a geração contínua de novos conhecimentos que produzam melhorias econômicas e avanços em nossa capacidade de fazer as coisas, aumentando sempre a eficiência, os resultados, a conservação dos recursos e a qualidade de vida das pessoas", afirma.

Wigman também destacou que a De Heus sempre pautou a sua atuação pela primazia da ciência e da inovação – e foi esse ativo de conhecimentos que proporcionou à empresa sua expressão mundial, hoje marcada pela presença em mais de 50 países. Aqui no Brasil, a companhia se considera relativamente pequena, mas sonha alto, tanto que triplicou o montante das operações em cinco anos, desde que chegou ao país. "Fazemos um esforço para compartilhar conhecimento com profissionais do mundo todo, integrando e trocando informações na nutrição para suínos. Prezamos pela alimentação responsável e saudável, com a consciência da redução de medicamentos e antibióticos nas rações, e sabendo que a demanda animal está crescendo, porém, os recursos são escassos", salientou o holandês Martin Rijnen, Diretor Global de Nutrição da companhia.

A Universidade Estadual de Londrina é um dos polos de excelência – no Brasil – em ciência voltada à produção animal sustentável. "Pesquisas que valorizam a alimentação final – a qualidade da carne consumida por humanos – é uma tendência global", explica o professor Caio Abércio da Silva, do Departamento de Zootecnia, chefe da Divisão de Produção Animal da Fazenda Escola da UEL, e intermediador na parceria com a De Heus. "Estamos satisfeitos com este novo espaço, que multiplica o potencial de pesquisa, mais conhecimento e estudos e uma formação de mais qualidade aos nossos alunos", completa a reitora Prof.ª Dr.ª Berenice Quinzani Jordão. A primeira parceria do Grupo Royal De Heus com a área acadêmica deu-se há décadas, na Holanda, e foi estabelecida com a Universidade de Wageningen, atualmente é a 1.ª colocada no ranking de ciências agrárias da U.S. News & World Report, que classifica as melhores faculdades do mundo em 22 áreas do conhecimento.

Para dar especial destaque e sinergia à data de inauguração - representando assim, simbolicamente, a integração de saberes das duas instituições - aconteceu no mesmo dia na UEL, o 1.º Workshop De Heus de Suinocultura, com palestras dos especialistas Martin Rijnen, Diretor Global de Nutrição da companhia; Prof. Caio Abércio, da UEL; Gabriel Salum, Gerente Técnico de Suínos da De Heus e do holandês Johan Zonderland, Líder de Pesquisa e Desenvolvimento em Suinocultura da De Heus."Dar suporte ao nosso conhecimento e investir em pesquisas são as chaves que conduzem a descobertas e as novas tecnologias na área de alimentação animal", destacou Johan.

Com investimentos de cerca de R$ 250 mil, o prédio da Unidade Experimental de Suínos possui 350 metros quadrados e conta com 40 baias. Cada baia tem a capacidade de receber até cinco animais adultos ou 10 leitões desmamados, ou seja, no espaço cabem 200 animais grandes ou 400 leitões. A unidade - construída em quatro meses - conta ainda com uma sala de manipulação de material, escritório, sanitários e rampa de carga e descarga.

A De Heus pretende manter os planos de expansão e crescimento no Brasil e está em fase de agendamento para inauguração de um Centro de Distribuição do Nordeste, em Caruaru, em Pernambuco, com foco em aproximar e agilizar o atendimento das demandas aos clientes da companhia na região.

Euracy Campos/Asimp

#JornalUnião

Centro Experimental da De Heus na UEL - Foto: Divulgação

Equipe visita instalações na UEL - Foto: Divulgação

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.