Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Espaço é fruto de parceria entre Sebrae/PR, UniFil e Acil. Lançamento será no próximo dia 3 de maio

No próximo dia 3 de maio, às 16h30, será lançado no Centro Universitário Filadélfia (UniFil), mais um Ponto de Atendimento ao Empreendedor (PA), do Sebrae/PR. O espaço ajuda a fomentar o empreendedorismo e facilita o atendimento a empresário de micro e pequenas empresas no município. Os interessados encontrarão no local, consultorias, palestras, treinamentos e oficinas, além de orientações úteis e práticas para aqueles que pretendem abrir, formalizar ou melhorar a gestão de seus empreendimentos.

A inauguração do PA é fruto de uma parceria do Sebrae/PR, UniFil e Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil). Heverson Feliciano, gerente da regional norte do Sebrae/PR, destaca que instalação do PA em Londrina segue um novo modelo, com a cooperação com uma instituição de Ensino Superior. “Trata-se um modelo inovador que poderá ser replicado em outras regiões”, observa Feliciano.

Conforme o gerente, a inauguração do PA é a extensão de uma parceria, entre o Sebrae/PR e UniFil, que teve início com a participação da instituição no Programa Educação Empreendedora, cuja proposta é o desenvolvimento de competências empreendedoras e a inserção dos acadêmicos de forma sustentada no mercado de trabalho. “A UniFil segue com o propósito de formar um centro de empreendedorismo para ajudar quem já é dono ou para aqueles que querem abrir o próprio negócio. A criação de um PA dentro da instituição é uma forma de integrar o conhecimento que o centro universitário já possui, com a expertise do Sebrae/PR e da Acil”, afirma.

O reitor da UniFil, Eleazar Ferreira, afirma que o Sebrae/PR, a Acil e a instituição de ensino, lançam mais um trabalho conjunto para fomentar a geração de negócios, renda e emprego, contribuindo para o surgimento de novos empreendimentos e o fortalecimento econômico de Londrina. “Vamos colocar à disposição dos atuais e futuros empresários o conhecimento acadêmico e a vivência prática de nossos professores de graduação e pós-graduação. É uma maneira de aproximar e integrar a universidade à realidade do mercado, de colaborar na inovação e na busca de soluções para as dificuldades e desafios enfrentados no cotidiano das atividades empresariais”, diz.

Claudio Tedeschi, presidente da Acil, ressalta que, hoje, quase todos os países, nas universidades, têm incentivado muito o desenvolvimento de startups e de outros tipos de atividades relacionadas à inovação e ao empreendedorismo. “Estamos na era do conhecimento, onde é extremamente necessário que as universidades incentivem seus alunos a saírem de lá com ideias bem formatadas sobre seu lado profissional. Com esse suporte, esperamos que essa transformação seja absorvida pelo mercado e pela economia brasileira”, avalia.

Centro de Empreendedorismo

Em setembro de 2016, Londrina ganhou um Centro de Empreendedorismo e Inovação. O espaço, criado a partir de um convênio de cooperação entre a UniFil e o Sebrae/PR, conta com uma série de serviços à comunidade acadêmica, empresários e empreendedores do Município e região. A sala fica dentro do Campus Canadá, na rua Itararé, nº 10, e dispõe de estação de trabalho para uso compartilhado, rede WiFi, linha telefônica e ambiente para consultoria individualizada.

Para Heverson Feliciano, a parceria com a UniFil permite a criação de um ambiente altamente estimulador para o desenvolvimento do empreendedorismo, da inovação e para a geração de novas empresas. Ao mesmo tempo, potencializa a atuação da universidade e do Sebrae/PR no atendimento às micro e pequenas empresas de Londrina e região. “Com a instalação do PA, os empreendedores terão à disposição mais soluções e produtos oferecidos pelo Sebrae/PR. Além disso, é muito importante que as universidades se aproximem cada vez mais das micro e pequenas empresas. Isso será ótimo para as instituições de ensino e também para as empresas, que terão acesso a conteúdos fundamentais para o seu desenvolvimento”, aponta Feliciano.

Ferreira acrescenta que, com o Ponto de Atendimento Empreendedor, a instituição vai ampliar a área de atuação, junto com o Sebrae/PR e com a Acil. “Ficamos muito satisfeitos por sermos a primeira instituição de ensino superior do Norte do Paraná a estabelecer essa parceria. É uma sinergia que certamente vai proporcionar bons resultados à economia regional”, declara.

Asimp/Sebrae/PR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.