Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Público terá mais facilidade para encontrar as informações e serviços online que necessita

Hoje, durante transmissão ao vivo para a página oficial do Município no Facebook, o prefeito Marcelo Belinati lançou o novo site da Prefeitura Municipal de Londrina. A partir de agora, a população e os servidores passam a utilizar o novo endereço eletrônico para acessar as informações do Município, que é o  site da Prefeitura do Município de Londrina. O vídeo explicativo sobre o assunto está disponível na página do Facebook e pode ser visto clicando-se aqui.

O novo portal era uma reivindicação antiga dos servidores e dos gestores municipais. Sendo que, desde 2015, o município vem estudando a possibilidade da criação de um novo site, com mais espaço para armazenamento de informações, adequado às mudanças de design e layout e que traga ainda mais transparência às ações públicas e serviços prestados no Município.

Para o prefeito, a maior inovação do novo portal é a facilidade na busca das informações e a disponibilidade de acesso rápido à Ouvidoria, que é um canal de comunicação direto entre a população e a Prefeitura e onde os cidadãos podem deixar suas sugestões, críticas, pedidos de informação, esclarecer dúvidas ou deixar elogios. “É um portal com uma quantidade imensa de informações, mas o diferencial é que ele é simples para que todas as pessoas possam, de maneira ágil e fácil, ter acesso às informações que elas buscam. É mais uma ação inovadora para darmos transparência a tudo que a Prefeitura tem feito pelo município”, disse Marcelo.

A gerente de Tecnologia da Informação da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Tecnologia (SMPOT), Cinthia Mara Camillo, explicou que, as mudanças foram possíveis, pois, no ano passado, o prefeito assinou o contrato para o novo portal e para a migração dos dados. “Apenas em matérias jornalísticas temos mais de 10 mil notícias, além de quase 4 mil jornais oficiais, arquivos e serviços que precisaram ser migrados. O novo site é necessário para nos adequarmos as tendências atuais, termos mais espaço de armazenamento de informações e estarmos de acordo com as exigências de órgãos fiscalizadores”, explicou Camillo.

O novo site segue o layout responsivo e os padrões de sites governamentais, que têm como diretriz a prestação de serviço, o acesso fácil às informações e a transparência e não mais apenas a diretriz institucional. Isso porque, com menos cliques, os cidadãos conseguem acessar mais dados. Essa mudança vem ao encontro da atual gestão que aplicou diversas mudanças, que modernizaram a gestão pública e elevaram Londrina para a categoria de cidade mais transparente do Brasil, de acordo com a Escala Brasil Transparente (EBT), desenvolvida pela Controladoria-Geral da União (CGU).

Transparência

Com o novo site, o público em geral tem mais facilidade de acesso à Transparência na Gestão Pública. A Controladoria-Geral do Município criou um espaço para auxiliar a implementação das medidas de governo ainda mais transparente, que estão previstas na Lei de Acesso à Informação. A intenção é fortalecer a transparência pública e adotar medidas em prol de um governo mais aberto e que combata a corrupção por meio do controle social. É possível acessar os sites de outros órgãos públicos de extrema importância e que fazem o controle social, como o da Controladoria-Geral da União (CGU), Portal E-cidadania do Senado Federal, Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) e o Tribunal de Contas do Paraná (TCEPR).

Carta de Serviços ao Usuário

Além de um layout mais moderno e informações mais fáceis de serem encontradas, agora todas as páginas do portal disponibilizam as informações contidas na Carta de Serviços. Isso fornece aos cidadãos diferentes formas de acesso aos mais de 500 serviços públicos cadastrados na Carta de Serviços e prestados pela Prefeitura de Londrina.

Além disso, mantém um canal direto com a população para a formalização de denúncia, crítica, reclamação e elogio junto às várias secretarias e órgãos municipais. A Carta de Serviços coloca em prática a Lei Federal nº 13.460/2017, instituída em 21 de junho de 2018, criando o Código de Defesa dos Usuários dos Serviços Públicos em Londrina. “Antes tínhamos serviços e informações dispersos por vários lugares. Agora, a disposição é mais intuitiva para o internauta e não há limitação de espaço”, completou a gerente de TI.

Um exemplo citado refere-se às campanhas municipais, eventos, conferências, audiências públicas, chamamentos e várias divulgações e serviços prestados pela Prefeitura. Antes, havia diversos banners rotativos dispostos na parte inicial do site. No novo layout, eles foram colocados na categoria Atividades e Projetos, também na parte superior da tela. Ali todas essas ações foram segmentadas para facilitar o acesso às informações.

Categorias Principais

Os serviços estão segmentados em quatro grandes áreas que são: cidadão, empresa, turista e servidor. Estes estão todos disponíveis na Carta de Serviços e repetem-se na parte superior do site e na lateral esquerda com destaque nas cores vermelha, verde, roxo e azul.

No primeiro tópico, chamado de “Cidadão”, o internauta poderá fazer a pesquisa por meio de categorias de várias áreas de interesse. Ele encontrará informações sobre os tributos municipais, documentos e trâmites que devem ser realizados junto ao Município, licitações, informações de interesse público e serviços online, como emissão de alvará, concursos públicos e testes seletivos, trabalho e emprego, transporte e outros.

Na parte “Empresa”, os interessados encontram informações sobre as taxas, tarifas e impostos, como o Imposto Sobre Serviços (ISS), a respeito da emissão de documentos necessários para os negócios, como a Certidão Negativa, Alvarás de Licença, Projetos Arquitetônicos, Pedidos de Autorizações de Uso de Espaços Públicos, de publicidade e de Emissão de Nota Fiscal Eletrônica, assim como podem consultar a Dívida Ativa.

Quanto aos turistas será possível saber mais sobre os pontos mais bonitos e atrativos de Londrina, assim como ter acesso à programação cultural, ao documento anual que traça o Perfil do Município de Londrina através da compilação dos dados socioeconômicos e dados em geral sobre locais e serviços de emergência, habitação e moradia, esporte e lazer, meio ambiente e outros.

Por fim, na aba “Servidor” é possível buscar mais informações vinculadas à Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensões dos Servidores Municipais de Londrina (CAAPSML), como a respeito do Plano de Saúde e Previdência; A Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH), Ouvidoria e os telefones, sites e endereços do Município.

Notícias

Na lateral direita do site foram dispostos os dez serviços mais acessados pelos internautas. Na área central foram alocadas as principais notícias publicadas no Blog do Núcleo de Comunicação da Prefeitura de Londrina. Assim, o leitor que desejar saber mais sobre as reportagens, matérias e conteúdos jornalísticos do Município serão direcionados ao https://blog.londrina.pr.gov.br/ apenas com um clique na notícia desejada.

Sobre Londrina

As informações sobre o Município de Londrina, sua origem, história, mapa da cidade, calendário oficial de feriados, símbolos municipais, fotos, vídeos, galeria histórica dos prefeitos, cidades co-irmãs, Londrina em Dados, Perfil de Londrina, Plano Diretor e Plano Plurianual, entre outros dados estão elencados na lateral direita, ao lado das notícias. Telefones, endereços e horários de funcionamento das secretarias, conselhos municipais, autarquias, fundações e empresas públicas municipais também estão acessíveis no canto inferior direito do site.

Portal antigo

O antigo site da Prefeitura (www1.londrina.pr.gov.br) e o repositório de downloads continuará disponível para acesso até março de 2020. Isso porque, inicialmente, algumas informações vão remeter a ele, mas somente até que os responsáveis pelas informações finalizem o período de transposição para o novo portal.

Ana Paula Hedler/N.Com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.