Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A festa da primavera integrou os nipo-brasileiros e atraiu um público de 25 mil pessoas

A 17ª edição do Londrina Matsuri – Festa da Primavera - contou com três dias de evento, de 6 a 8 de setembro, no Parque de Exposições Ney Braga atingindo um público de 25 mil pessoas, resultado da diversidade de atrações que a tradicional festa japonesa ofereceu.

Organizado pelo Grupo Sansey, entidade sem fins lucrativos, que através dos jovens preserva os hábitos e costumes japoneses, a edição de 2019 correspondeu à expectativa dos promotores com movimento nos 172 espaços comerciais, gastronômicos e culturais, com mais de 1500 pessoas envolvidas, em sua maioria voluntários.

“Acredito que os comerciantes dos estandes tenham ficado satisfeitos com as vendas, pelo bom público presente. Este ano, o Matsuri se consolidou como uma exposição oriental envolvendo também a cultura chinesa e coreana”, disse Luiz Shiroma integrante da comissão organizadora.

A abertura oficial foi em solenidade no sábado, 7, com a presença do vice- cônsul do Japão, Nahonari Nishihara; do secretário municipal de cultura, Caio Cesaro representando o prefeito Marcelo Belinati; do presidente da Câmara Municipal Ailton Nantes e  do vice Eduardo Tominaga; do padre Lino Stahl, representando a paróquia nipo-brasileira Imaculada Conceição; do representante da Aliança Cultural Brasil Japão do Paraná, Eduardo Suzuki; da coordenadora do Grupo Sansey, Caroline Anami; do representante da Sociedade Rural do Paraná, Moacir Sgarioni e de representantes de entidades e instituições japonesas da região e de outros estados.

A presidente do Grupo Sansey, Mity Shiroma em seu discurso de boas vindas disse que o Londrina Matsuri integra as culturas, une gerações e oferece a comunidade nipo-brasileira a experiência de se vivenciar um pouco da cultura dos pais, avós e imigrantes. “Fiquei surpreso com o tamanho e a diversidade de atrações e conteúdo deste evento”, comentou o vice-consul, Nahonari Nishihara.

A grande presença dos jovens apreciadores da cultura pop oriental se consolidou nesta edição com espaços para K-pop, animê, karaokê, entre outros. A tradição também esteve presente, com Bon Odori, Matsuri Dance, taikos, oficinas, palestras. Destaque para o Nikkei Deai evento que abriu discussões sobre a identidade e os pilares nikkei com palestras, troca de informações e orientações.

A 17ª edição do Londrina Matsuri contou também com exposições de flores, de morango e pitaya, Espaço Pet, 5ª Feira de Tecnologia. além de atividades de apoio a entidades beneficentes e propiciou o envolvimento de escolas e da terceira idade. No mais, o evento foi uma fartura gastronômica da tradicional culinária oriental e de novidades. Este ano, o grupo Sansey disponibilizou um aplicativo gratuito para Android com informações sobre a programação, a gastronômico, oficinas, enfim tudo sobre o evento, que foi um sucesso.

Mostra e Concurso

O 10º Concurso Melhores Práticas voltadas ao meio ambiente foi divulgado no final do domingo (8) e os projetos contaram com a participação de estudantes de escolas públicas de Londrina. O 1º lugar foi para o Centro Municipal de Educação Infantil Professora Laura Virgínia de Carvalho Ribeiro; o 2º lugar foi para a Escola Municipal Dr. Joaquim Vicente de Castro e em 3º lugar se classificou a Escola Municipal Sônia Parreira Debei. As escolas participaram também da 12ª Monstra Meio Ambiente durante o Londrina Matsuri.

Bons resultados

Jordão Telles, da Duga Sabores fala que já participou de várias feiras e eventos, porém esse ano “percebi o crescimento de vendas em um público mais jovem. A Duga é uma marca muito tradicional, então muita gente vem com o objetivo de levar a nossa geleia; por causa disso, em toda feira a gente tem um resultado legal, já vendemos por volta de 1000 potes de geleia, o estoque de 10 tipos acabou”.

Pela primeira vez no Matsuri Londrina, Alace Akio, do restaurante Akio & Shizue disse que tem certeza que participará de outras edições, porque o resultado foi bom e esteve dentro do que planejou. “Acredito que nossas vendas vão aumentar ainda mais nos próximos anos”, complementa. Outro expositor, Marcelo Umakoshi, da Pian Artesanatos conta: “participo do evento há mais de sete anos e principalmente esse ano, percebi que o público está bem maior que em anos anteriores. Já é tradição nossa presença, então com certeza, no próximo ano estaremos aqui novamente”.

O Londrina Matsuri é uma realização do Grupo Sansey. Patrocínio: Copel, Boulevard Londrina Shopping, Disfranco, Drogamais, Viação Garcia, Midiograf, Plaenge, Sanepar, Unimed Londrina, Vanguard, Ponto Rural, St. James e Originalli Seguros. Apoio: Sociedade Rural do Paraná, Prefeitura de Londrina, Governo do Estado do Paraná, SESC/Fecomercio.

Emilia Miyazaki/Asimp

#JornalUnião

Empresária e cantora londrinense Yda Pozza abrilhantou com sua voz e talento o último dia do Londrina Matsuri 2019 – Foto: Divulgação

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.