Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Na última quinta-feira (30), a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná lançou o Plano Estadual de Resíduos Sólidos (PERS/PR), do qual a Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) participou em Curitiba. O plano traz metas, diretrizes, programas e ações que devem ser implementados nos próximos anos.

Ele aborda o planejamento da gestão de resíduos sólidos urbanos, de saúde, construção civil, transporte, saneamento, industriais e agrossilvopastoris, elencando as metas de curto, médio e longo prazo. Além disso, traz instrumentos para o enfrentamento dos principais problemas decorrentes do manejo inadequado dos resíduos, além de prever a redução na geração dos poluentes através de hábitos de consumo sustentável, estímulo à reciclagem, reutilização dos resíduos sólidos, destinação ambientalmente adequada dos rejeitos e eliminação dos lixões. A partir de seu lançamento, o plano começa a vigorar no estado e os municípios devem implantar suas ações.

Durante o lançamento do documento, os municípios também colocaram seus desejos para os próximos 1.461 dias dentro de “Cápsulas do Tempo” do PERS/PR. Segundo a geógrafa da Sema e integrante do Grupo R-20, Mariza Pissinati, cada região elencou os desejos para a implantação do documento. Eles serão abertos em 2022, quando se verificará a efetivação total ou parcial das iniciativas.

Além disso, alguns municípios como Londrina já estão colocando em prática alguns pontos trazidos no PERS/PR. Em Londrina, já existe um projeto de logística reversa para lâmpadas, em que a ideia é instalar na cidade 50 pontos de coletas ao todo. Até o momento, 36 já foram instalados com a parceria estabelecida com a Associação RECICLUS. Outra iniciativa é em prol do descarte correto de pilhas, sendo que já existem três pontos na cidade, sendo dois no Atacadão e um Carrefour. “Cada município tem que criar os sistemas e as estratégias para sensibilizar a sociedade sobre a importância da diminuição ou a não geração de resíduos sólidos como, por exemplo, através da educação ambiental e isso Londrina já tem feito”, explicou Mariza.

Para o coordenador do Plano Estadual de Resíduos Sólidos, Helder Rafael Nocko, com o plano estadual, os municípios terão a oportunidade de aperfeiçoarem seus programas, ações e políticas sobre resíduos sólidos. Além disso, eles poderão contar com o apoio e o acompanhamento da gestão de políticas de resíduos sólidos, por meio do governo estadual, visto que a ideia é que o Estado apoie fortemente os municípios, colaborando como parceiro, apoiando e ajudando a criar infraestrutura e gestão organizada de resíduos sólidos, pois o plano estadual deve impactar todos os municípios. “Londrina por ainda não ter um plano municipal vai ter um momento importante para incorporar todas as metas, programas e diretrizes em seu planejamento municipal. É uma oportunidade de melhorar sua gestão com base no que vem sendo trabalhado no plano estadual”, disse.

A partir de agora, os municípios estão divididos em grupos de trabalho, onde estudarão as ações imediatas que devem ser implantadas e como farão isso. Para isso, todos receberam um relatório síntese do plano estadual. Para a elaboração do PERS/PR, os 399 municípios do estado participaram de fóruns, encontros técnicos e oficinas, em que os representantes das secretarias municipais de Ambiente apresentaram as sugestões, fizeram críticas e análises sobre a viabilidade de diversas ações e políticas.

O consórcio EnvEx e Engebio, responsável pela elaboração do PERS/PR, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Paraná (SEMA/PR) e os municípios coletaram informações junto aos órgãos públicos do Paraná, como o IAP, Embrapa, IBAMA, Prefeituras e outros. Também foram aplicados questionários aos gestores públicos, realizaram-se visitas in loco em 66 municípios, em seus aterros, cooperativas de tratamento de resíduos e empresas que trabalham com ações de retorno de resíduos.

N.Com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.