Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Pensar a cidade que se quer para os próximos 10 anos é um dos desafios que a Prefeitura de Londrina, por meio do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL),  está enfrentando desde o início do ano passado. Isso porque, com a ajuda da participação popular, o Poder Executivo deverá entregar, no final deste ano, a minuta do projeto de lei do Plano Diretor Participativo Municipal de Londrina, que vigorará por uma década.

Para que o documento sirva de instrumento orientador e normativo da atuação do Poder Público e da iniciativa privada -prevendo políticas, diretrizes e instrumentos de forma efetivos- a equipe gestora do plano têm realizado diversas audiências públicas em todas as regiões da cidade, captando as principais propostas que os moradores têm para seu bairro e região para os próximos 10 anos. Os dois últimos fóruns da terceira fase estão previstos para os dias 24 e 26 de julho, das 19h30 às 22h, nos Distritos de Lerroville e em Guaravera, respectivamente.

Após sua realização, o Município realizará a primeira pré-conferência municipal da Cidade, no dia 18 de agosto. Ela já está sendo organizada pelos membros do grupo de acompanhamento e cooperação técnica, e pelos funcionários municipais. O regimento interno das pré-conferências e da conferência municipal estará disponível no Jornal Oficial do Município e poderá ser acessado pelo www.londrina.pr.gov.br.

Durante a pré-conferência, serão apresentados os resultados do diagnóstico e das situações analisadas em cada uma das 10 audiências públicas referentes à terceira etapa da revisão do plano. Assim, os participantes terão acesso aos documentos e diagnósticos levantados pelos técnicos.

Além disso, serão eleitos dois representantes de cada segmento da sociedade para serem delegados na conferência, o que totalizará mais de 300 pessoas. A integrante da comissão organizadora da revisão do plano diretor, Denise Ziober, explicou que o grande número de delegados representa um percentual da população londrinense, por isso a importância da eleição desses representantes.

Ao todo, serão realizadas duas pré-conferências municipais, sendo que a segunda ainda está em definição da data. Já a Conferência Municipal da Cidade deve acontecer no final deste ano, onde o projeto do Plano Diretor será apresentado à população. Quem participar terá acesso ao documento estruturado, onde estarão contidos os resultados das três etapas de elaboração da revisão do documento e a lei geral. Após a aprovação do Plano Diretor, em 2019, o Município dará início aos trabalhos de regulamentação das oito leis ordinárias que regulamentam os instrumentos do Plano Diretor, que tratam sobre o Perímetro Urbano; Zoneamento de Uso e Ocupação do Solo Urbano; Parcelamento do Solo Urbano; Preservação do Patrimônio Cultural; Sistema Viário; Código de Obras e Edificações; Código de Posturas e o Código Ambiental.

N.Com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.