Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

As atividades serão à distância, por meio de webconferências, devido à pandemia

Com o intuito de conscientizar homens e mulheres sobre a importância do aleitamento materno, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai realizar diversas ações, durante o próximo mês, para marcar o Agosto Azul e o Agosto Dourado. A programação, que está sendo montada, vai contar com diversas webconferências, onde foram convidados especialistas renomados no assunto.

O objetivo das ações do Agosto Azul é falar sobre o pré-natal do parceiro, seu papel no aleitamento materno e a paternidade ativa, além de mostrar a importância de uma mudança cultural no público masculino, a fim de incentivá-lo a procurar pela prevenção de doenças e promoção da saúde. A intenção é que eles procurem o atendimento médico, verifiquem sua condição de saúde e façam exames clínicos com mais frequência, antes do aparecimento de doenças mais graves.

Isso porque, a saúde e o comportamento do homem podem influenciar diretamente à saúde da gestante e de seu filho. Quando a mulher realiza o pré-natal, seu parceiro deve ser estimulado a participar e a realizar exames clínicos conjuntamente, podendo fazer testes rápidos para detectar Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), participar de grupos de atividades desenvolvidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e outras ações que ajudem na prevenção das doenças.

Já o Agosto Dourado é o período dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. A cor dourada simboliza o incentivo à amamentação, visto que o leite materno é considerado o alimento mais completo, padrão-ouro, para os bebês e crianças. No Brasil, as atividades buscam orientar as mulheres a amamentarem seus bebês exclusivamente até o sexto mês de vida, podendo o aleitamento se estender até os dois anos ou mais.

Segundo a coordenadora em Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Município, enfermeira Lilian Poli de Castro, a intenção é levar informação aos profissionais de saúde, integrantes do CALMA e à população em geral sobre a importância do aleitamento materno e da paternidade responsável. Por isso, mesmo em tempos de pandemia, a Secretaria Municipal de Saúde não deixou de organizar ações sobre o assunto. Utilizando-se de recursos tecnológicos, como a internet e suas ferramentas, diversos especialistas foram convidados para conversar sobre o leite materno.

“Estamos organizando muitas ações, como conversas por meio de webconferências, onde os especialistas vão trazer seus conhecimentos e os profissionais da saúde terão a possibilidade de dialogarem e aprimorarem aquilo que eles já sabem, assim como a população também poderá participar. Nossa intenção é abrir espaço para todos, visto que não há limitação de público, por ser pela internet”, explicou Castro.

Programação

A abertura está prevista para o dia 4 de agosto, às 15h30, com o tema “Apoiar a amamentação para um planeta mais saudável”. Ela contará com uma conversa com a fundadora do Banco de Leite Humano do Hospital Universitário de Londrina, integrante do CALMA e da Comissão Nacional de Bancos de Leite Humano, Marcia Benevenuto, que também é doutora em enfermagem pela Universidade de São Paulo (USP) e professora aposentada da Universidade Estadual de Londrina (UEL), e com a doutora em Administração pela Universidade de São Paulo (USP) e pesquisadora do Programa de Gestão Estratégica para a Sustentabilidade Socioambiental (PROGESA) da USP, Lilian Mara Aligleri. A moderadora do bate-papo será Lilian Poli de Castro.

Juntas, estas profissionais falarão mais sobre os objetivos das ações do Agosto Dourado e Azul, além de apresentarem as iniciativas colocadas em prática em Londrina, por meio do Comitê Municipal de Aleitamento Materno (CALMA) e sobre a contribuição do aleitamento materno para o alcance dos objetivos do desenvolvimento sustentável.

O encontro será transmitido on-line e é gratuito, aberto a todos os interessados. Os profissionais da saúde que desejarem acompanhá-lo e receber certificado poderão se inscrever através do Ambiente Virtual de Aprendizagem da Prefeitura de Londrina (AVA), pela Escola Governo da PML, através do link http://escoladegoverno.londrina.pr.gov.br/course/view.php?id=4068. A chave de inscrição é AAPS-2020. A Plataforma que será utilizada para a conversa será a RUTE/HU do Hospital Universitário de Londrina, e não há limitação de público.

Dia 5 de agosto

Na sequência, os interessados poderão assistir à webconferência sobre “A amamentação transpondo as barreiras do Covid-19 em favor de um planeta saudável”. O convidado para falar a respeito do assunto é coordenador da Rede Global de Bancos de Leite Humano e secretário-executivo do Programa Ibero-americano de Bancos de Leite Humano, João Aprígio Guerra de Almeida. Ele foi condecorado pelo Conselho da Ordem de Rio Branco com o Grau de Comendador e recebeu, este ano, o prêmio de Saúde Pública de 2020-Dr  Lee Jong-wook, da Organização Mundial de Saúde (OMS).

O encontro pela internet será no dia 5 de agosto, às 14 horas, também pela Plataforma RUTE/HU. Os interessados em obter certificado devem se inscrever pela Escola de Governo (clique aqui) com a chave de inscrição ATBC-2020.

Dia 12 de agosto

Outro encontro importante que acontecerá em agosto é a webconferência sobre “Aleitamento Materno no contexto das novas estruturas familiares”. O convidado para falar sobre isso é Moises Chencinski. Ele é pediatra, criador e incentivador do movimento #EuApoioLeiteMaterno. Sua palestra será no dia 12 de agosto, às 16 horas, também pela internet. Para se inscrever basta acessar o link http://escoladegoverno.londrina.pr.gov.br/course/view.php?id=4070 utilizando a chave de inscrição AMEF-2020. A plataforma onde será transmitido o evento é a RUTE/HU.

Dia 13 de agosto

Seguindo o cronograma, está previsto o encontro com a Marcelo José de Castro, que é médico e psicanalista de adultos e adolescentes, membro da Associação Psicanalítica Internacional de Londres e da Associação Psicanalítica da Argentina. O médico é mestre em Saúde Mental pela Unicamp, e abordará os diversos aspectos da Paternidade Responsável em conjunto com a psicóloga do Núcleo Ampliado Saúde da Família (NASF) de Londrina, Eliane dos Santos Lemes. A atividade será das 14h às 15h30 e para receber certificado é preciso se inscrever na Escola de Governo da Prefeitura de Londrina http://escoladegoverno.londrina.pr.gov.br/course/view.php?id=4072 com a chave de inscrição PATERNIDADE-2020.

Dia 20 de agosto

Além dessas palestras, os profissionais da saúde e os interessados poderão aprender mais sobre a doação de leite humano e os desafios trazidos com a pandemia gerado pelo novo coronavírus. Um tema contemporâneo que será abordado pela coordenadora do Banco de Leite Humano do HU de Londrina, Letícia Lima Colinete Costa. A webconferência será às 14 horas e para se inscrever basta clicar aqui e inserir a chave de inscrição DLH-2020.

Dia 27 de agosto

Por fim, um tema que perpassa todas as mulheres que tiveram filho ou que estão gestando é a amamentação. Para esclarecer mais sobre o assunto e abordar “A voz de quem vivencia a amamentação” em forma de uma roda de conversa, os organizadores do Agosto Dourado e do Agosto Azul convidaram Gabrielli Francisco Nunes, Anie Poter Rosa e Daniel Luis Pires Rosa e Marcela Cavagnari para falarem sobre isso.

A mediadora do encontro será a enfermeira e professora da UEL, Dra. Sarah Nancy Deggau Hegeto de Souza. A partir das 14 horas, os interessados poderão acompanhar pela plataforma virtual do HU (RUTE/HU) e quem quiser certificação, pode se inscrever pela Escola de Governo da Prefeitura de Londrina.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.