Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Ações integram movimento internacional que começou em 1991 e já possui adesão de 160 países; atividades são gratuitas e abertas a todos

Até o dia 10 de dezembro, a Prefeitura de Londrina promoverá ações de conscientização sobre a garantia e defesa dos direitos das mulheres. Diversos eventos como palestras, cursos, rodas de conversa, lançamento de livro e encontro com profissionais atuantes na área serão realizados em alusão à campanha internacional 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

O objetivo é mobilizar a população e as organizações que atuam na área sobre a importância do engajamento na prevenção e eliminação da violência contra mulheres e meninas. Por isso, a campanha engloba o dia da Consciência Negra, celebrado na sexta-feira (20); o dia 25 de novembro, data em que é celebrado o Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres; e termina no dia 10 de dezembro, ocasião em que se comemora o Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Segundo a secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Liange Doy Fernandes, a campanha promoverá importantes discussões sobre a violência contra a mulher, mostrará quais são as políticas públicas existentes em Londrina e divulgará os serviços disponíveis para o atendimento das vítimas de violência doméstica e familiar. “Precisamos conscientizar a sociedade, inclusive os homens agressores, para que eles entendam o que é violência contra a mulher, masculinidade tóxica e quais são as formas saudáveis de se resolver os conflitos. Tudo isso é importante para a mudança de comportamento que tanto queremos para a nossa sociedade”, ressaltou Liange.

Todas as atividades deste ano serão transmitidas gratuitamente pela internet, por meio das redes sociais e das plataformas Google Meet e Zoom. Os eventos serão abertos a todos os interessados. Para a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Rosalina Batista, a integração de vários órgãos do poder público com o Conselho Municipal e a sociedade civil é primordial para o fortalecimento das políticas públicas para as mulheres, pois são elas que ajudam a garantir a efetivação dos direitos femininos.

“Infelizmente, ainda em 2020, a violência contra a mulher é uma das principais pautas que precisa ser trabalhada. Isso é ainda mais importante durante a pandemia, pois muitos homens acham que a mulher é sua propriedade e que podem bater nela, humilhar e agirem como se fossem seus donos. Além disso, outra pauta que não pode ser esquecida é a violência social, aquela que exclui a mulher dos espaços no mercado de trabalho, no poder e na economia”, lembrou Rosalina.

O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher tem o objetivo de  defender os direitos humanos das mulheres, visando assegurar o exercício pleno de sua participação no desenvolvimento social, econômico, político e cultural da cidade. É um órgão ativo na elaboração de planos municipais e transversais, assim como na implementação da rede de enfrentamento à violência.

Programação – Durante os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, a Prefeitura de Londrina realizará diversas ações. Confira, abaixo, o cronograma da campanha na cidade:

Dia

Hora

Evento

Local

23/11

9h às 11h

Diálogo entre os serviços de enfrentamento à violência contra a Mulher, com Liange Doy Fernandes, Lucimar Rodrigues; Ireny Sorge e Lisa Mitiko Koga.

Google Meet – https://meet.google.com/ebj-wuym-fxj

23/11

17h às 19h

Violências contra as mulheres: cenário atual e perspectivas. Com Layla Pedreira Carvalho (UNILA), Rosalina Batista, Liange Doy Fernandes e a Amanda Moraes (UEL).

Transmissão pelo Facebook, na página do GEPOP

25/11

9h às 12h

Webinário Violência contra a Mulher e a Intersecção Étnico Racial.

Dra. Fátima Isa Cardoso; Gilsa Ferreira Souza Pereira; Nardi Casanova; Alexsandra Aparecida de Jesus Moreira; Maria de Fátima Beraldo.

Plataforma ZOOM https://zoom.us/j/6896815784

ID da reunião: 689 681 5784

25/11

19h às 20h

Palestra “Violência Contra a Mulher” com Sueli Galhardi

Link Instagram @wie.uel

https://instagram.com/wie.uel?igshid=19z67i25do8t9

25/11

19h

Lançamento do livro Mulheres, Gênero e Transferência Condicionada de Renda: Perspectivas interdisciplinares dos estudos do Bolsa Família.

Autoras: Teresa Sacchet, Silvana Mariano, Cássia Maria Carloto, Márcia Tavares, Josimara Delgado, Luana Passos, Simone Wajnman, Fábio Waltenberg, Márcio Ferreira de Souza e Mani Tebet A. de Marins.

Plataforma ZOOM

https://bit.ly/3ffYN3R

Senha de acesso: 457027

25/11

19h30

Live do Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher, com Denis Denito Laurindo; Liange Doy Fernandes; Dr. Paulo Tavares; Dra. Polyana Valente; Sandra Mara Aguillera e Meire Anne Teodoro.

Evento transmitido pelo Youtube através do

canal Black Divas O Coletivo

25/11

Início do Curso de Violência Doméstica e Familiar contra as Mulheres.

Será no Ambiente Virtual de Aprendizagem do site da Prefeitura de Londrina. Escola de Governo/Demais Secretarias/Políticas para as Mulheres/ Curso Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher: Conhecer para Enfrentar

Período de realização do curso: 25/11 a 10/12/2020

Escola de Governo

http://escoladegoverno.londrina.pr.gov.br/login/index.php

Chave de inscrição: VDFCM-2020

26/11

19h

Roda de conversa “O Raio X da violência: o papel da DEAM no enfrentamento a violência contra a mulher”.

Dra. Magda Marina Ferreira Hofstaetter e Marselle Nobre de Carvalho.

Google Meet – https://meet.google.com/tzv-dkci-hxo

01 a 15/12

Distribuição de materiais informativos sobre as formas de violência doméstica e familiar na Feira Arte Mulher

Calçadão de Londrina – Feira Arte Mulher

01/12

19h30

Palestra: O que o homem pensa sobre violência doméstica contra a mulher?

Com Larissa Bernardelli, psicóloga especialista em violência, do Projeto “Além do Horizonte” com homens autores de violência doméstica no Fórum de Cambé/PR.

Jaqueline Amendola Heinzl – advogada, coordenadora da Comissão da Mulher Advogada, especialista em violência doméstica e familiar.

Canal OAB Londrina no YouTube

03/12

Manhã e tarde

Encontro entre profissionais da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres: Cuidando de quem cuida.

Com José Luciano Tavares da Silva; e Josiane Cecília Luzi, que é Doutora em Neuropsicologia Clínica pela Universidad de Salamanca, Espanha e docente da Universidade Estadual de Londrina.

Centro de Referência de Atendimento à Mulher – CAM

04/12

17h às 19h

Webinário sobre Masculinidades Tóxicas

Alusão ao ao Dia do Laço Branco: Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres (6/12)

Dr. Ronaldo Costa Braga, Promotor de Justiça; Celso Aparecido Athayde Neto; Vanessa Carvalho Mello e  Liange Doy Fernandes.

Evento transmitido pelo Facebook, na página Evangélicas pela Igualdade de Gênero

e pelo Instagram @mulhereseig

08/12

14h às 16h

Webinário Atendimento Humanizado, Escuta Ativa e Empática.

Alusão ao Dia Internacional dos Direitos Humanos (10/12).

Vanessa Carvalho Mello e Fernanda de Mello Nogueira

Evento transmitido pelo Facebook, na página Evangélicas pela Igualdade de Gênero

Instagram @mulhereseig

10/12

19h

Papo Reto com Black Divas: Palestra Pelo fim da violência contra a mulher/mulher negra

Transmissão pelo Canal Black Divas – O Coletivo, no Youtube

Sobre a campanha

Os 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres é um movimento internacional que começou em 1991 e já possui adesão de 160 países. A ação foi criada por ativistas do Instituto de Liderança Global das Mulheres, da ONU.

Em Londrina, a iniciativa é coordenada pela Secretaria de Políticas para as Mulheres (SMPM), com a participação do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) e da Gestão Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Vários parceiros também promoverão ações nestes 16 dias, incluindo a Comissão da Mulher Advogada da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Londrina); a Delegacia da Mulher; o Coletivo Black Divas; o grupo Evangélicas pela Igualdade de Gênero (EIG); a Universidade Estadual de Londrina (UEL), com o Grupo de Pesquisa Gênero e Políticas Públicas; o Projeto de Extensão Universitária Women in Engineering (WIE); e o Grupo de Trabalho sobre Violência contra as Mulheres: Projeto Safety.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.