Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Este será o penúltimo encontro com a sociedade para definir as diretrizes do Plano Diretor da cidade

Neste sábado (25), das 8h às 19h, a população está convidada para debater as tratativas finais sobre o processo de Revisão da Lei Geral do Plano Diretor. Isso porque, a Prefeitura de Londrina, por meio do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano do Município de Londrina (IPPUL), vai realizar a 1ª Conferência de Revisão do Plano Diretor, no auditório da UniCesumar, que fica na Avenida Santa Mônica, 450.

Os interessados em participar podem se inscrever no horário e no local do evento, mas é importante ter em mãos um documento pessoal com foto. Aqueles que forem serão divididos em um dos quatro grupos que são os observadores, que terão direito à voz nos debates; os delegados eleitos na pré-conferência e os indicados pelo poder público, que poderão expor seus apontamentos e terão direito à voto e os convidados que poderão esclarecer dúvidas quando forem questionados.

A intenção dos organizadores é que haja uma mobilização dos diversos segmentos sociais e de representantes de todas as regiões da cidade para debater as agendas, as metas e os planos de ação para o enfrentamento dos problemas existentes no município.

O objetivo central desta conferência é a divulgação dos trabalhos de revisão que vêm sendo realizados até o momento, assim como a apresentação das propostas sistematizadas, que foram elaboradas com a ajuda da sociedade durante os fóruns de participação em todas as regiões da cidade. Além disso, devem ser aprovadas as diretrizes e estratégias que vão compor a minuta da lei geral do Plano Diretor.

Após a realização dessa conferência, os técnicos do IPPUL devem divulgar o material em seu site, através do link http://ippul.londrina.pr.gov.br/. Os documentos da pré-conferência, realizada no último sábado (18), já podem ser consultados pelo endereço eletrônico https://goo.gl/Po7gZK.

2ª Conferência

O IPPUL está em processo de finalização da etapa IV da lei geral, sendo que as leis complementares estão no cronograma das atividades a serem desenvolvidas pelo Instituto. Além desta primeira conferência, será realizada a 2ª Conferência da Revisão do Plano Diretor, no dia 15 de setembro, no auditório da UniCesumar, na Avenida Santa Mônica, 450. Ela encerrará o ciclo de encontros com a sociedade e por isso, apresentará minuta da Lei Geral do Plano Diretor, incluindo os macrozoneamentos. Depois da aprovação, o texto prossegue à votação na Câmara Municipal de Londrina.

O Plano Diretor aprovado este ano guiará a atuação do Poder Público e da iniciativa privada, até 2028, em prol do desenvolvimento de políticas públicas,  propostas e instrumentos necessários ao planejamento urbano, considerando o atendimento das necessidades dos cidadãos quanto à qualidade de vida, à justiça social e  desenvolvimento das atividades econômicas. A elaboração dele segue o preconizado na Lei 10.257, de 10 de julho de 2001, Estatuto da Cidade, que regulamenta os artigos 182 e 183 da Constituição Federal e estabelece diretrizes gerais da política urbana.

Ana Paula Hedler/NCPML
 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.