Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Interessados em participar precisam se inscrever com antecedência, pois as vagas são limitadas a cerca de 50 participantes por encontro

Nesta quinta-feira (5), às 14h, e na sexta-feira (6), às 9h, o Município de Londrina pretende reunir idosos das regiões oeste e norte, respectivamente, para debater os direitos e as ações que devem ser executados no município em prol da qualidade de vida no processo de envelhecimento. O encontro para os moradores da zona oeste será no Centro de Convivência do Idoso “Benedito Camargo Sobrinho”, da Região Oeste (CCI Oeste), situado à Rua Serra Pedra Selada, 111, no Jardim Bandeirantes. Já a pré-conferência da zona norte acontecerá no SESC Londrina Norte, localizado na Avenida Saul Elkind, 1.555.

Esses encontros são preparatórios para a 10ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, que será realizada em 9 de junho, em Londrina. Ao todo, serão realizadas seis pré-conferências com o tema central “O papel do sujeito (idoso) no processo do envelhecimento”, que é o guia da conferência municipal de 2022.

Para participar é necessário fazer inscrição com antecedência, pois as vagas são limitadas em média a 50 participantes. Os interessados podem telefonar para (43) 3376-2642, das 8 às 14 horas, ou mandar um e-mail para: cmdi_londrina@yahoo.com.br, até 24 horas que antecedem a pré-conferência desejada.

A ideia é debater a promoção de programas, serviços, projetos e ações que contribuam com a construção dos direitos das pessoas idosas visando o envelhecimento saudável e a qualidade de vida das pessoas acima de 60 anos. Para tanto, as preparatórias vão discutir sete eixos temáticos, que serão levados para a conferência municipal. Entre eles estão: os direitos fundamentais na construção e efetivação das políticas públicas de saúde; de assistência social e previdência; de moradia e transporte; de cultura, esporte e lazer; de educação: assegurando direitos e emancipação humana; o enfrentamento da violação dos direitos humanos da pessoa idosa e o papel dos conselhos de direitos na efetivação do controle social e na geração e implementação das políticas públicas.

Segundo a secretária municipal do Idoso, Andrea Ramondini Danelon, a expectativa é que os idosos participem dos encontros para que exponham seus desejos, pedidos, apontamentos e críticas construtivas para a área. “Os encontros preparatórios e a conferência são espaços de debates, onde pretendemos escutar as demandas daqueles que vivem o dia a dia das políticas públicas e saber onde podemos melhorar. Mas, estamos muito felizes com a participação que estamos vendo nas preparatórias que já realizamos e como temos um ônibus, que podemos usar para buscar os moradores dos distritos, estamos tendo uma grata surpresa com a participação que está sendo igual ou até melhor do que a de conferências anteriores. Então, contamos com a participação de todos os interessados e esperamos que os encontros sejam bastante produtivos”, disse Danelon.

Além dessas duas preparatórias, haverá outra destinada aos integrantes da Rede de Serviços e Profissionais da Área, no dia 10 de maio, às 9h, no Centro de Convivência do Idoso “Benedito Camargo Sobrinho”, da Região Oeste (CCI Oeste), situado à Rua Serra Pedra Selada, 111, no Jardim Bandeirantes. Por fim, para aqueles que não puderem participar presencialmente terá a pré-conferência virtual no dia 16 de maio, às 13h30, com transmissão ao vivo e on-line pelo site da Prefeitura de Londrina https://portal.londrina.pr.gov.br/conferencias-cons-idoso). O link para o acesso será liberado a parti do dia 11 de maio, neste mesmo endereço eletrônico.

A Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e as pré-conferências são organizadas pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa e Secretaria Municipal do Idoso (SMI).

Pré-conferência da Região Oeste
Dia: 05/05/2022
Horário: às 14 horas
Local: Centro de Convivência do Idoso “Benedito Camargo Sobrinho”, da Região Oeste (CCI Oeste), situado à Rua Serra Pedra Selada, 111, no Jardim Bandeirantes
Linhas de ônibus: 308, 314.

Pré-conferência da Região Norte
Dia: 06/05/2022
Horário: às 09 horas
Local: SESC Londrina Norte, localizado na Avenida Saul Elkind, 1.555.
Linhas de ônibus: 405, 406, 417, 425 e 806

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.