Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Durante o encontro serão eleitos os novos membros do Comjuve; encontro é aberto ao público

Para tratar acerca das políticas e ações voltadas para o público jovem que reside em Londrina, neste sábado (27), das 9h30 às 12h, será realizada a V Conferência Municipal de Políticas Públicas de Juventude, no auditório da Prefeitura Municipal de Londrina, que fica no segundo andar da sede administrativa, na Avenida Duque de Caxias, 635, Centro Cívico. Para participar não é necessário se inscrever com antecedência, porém é necessário utilizar máscara, álcool em gel para higienizar as mãos e manter o distanciamento social.

O objetivo é debater os direitos e as políticas públicas específicas para as pessoas consideradas jovens, que são aqueles com idade entre 15 e 29 anos, segundo o Estatuto da Juventude (Lei Federal nº 12.852/13). Além disso, de acordo com o vice-presidente do Conselho Municipal de Políticas Públicas para Juventude (Comjuve), Átila Castello Vaqueiro, a intenção é discutir a construção de ações intersetoriais e transversais, que possam ser colocadas em prática por meio das políticas públicas, programas e projetos desenvolvidos em todo o Município, visto que é direito dos jovens a participação social e política na formação, execução e avaliação de políticas públicas.

“Nossa intenção é chamar o público jovem para participar, porque sabemos da importância de promovermos a autonomia e a participação efetiva deles na construção das políticas públicas. Precisamos escutar os jovens, para entendermos suas demandas e, assim, construirmos algo transversal e interligado com as demais áreas, como com a gestão de igualdade racial, por exemplo. Por isso, o interessado em debater sobre o assunto, mesmo que não esteja dentro do considerado jovem pelo estatuto, pode participar”, explicou Vaqueiro.

Nesta conferência, também serão debatidas as ações desenvolvidas até o momento, será lido e aprovado o Regimento Interno da Conferência Municipal de Políticas Públicas de Juventude e serão eleitos os conselheiros que vão compor a nova gestão do Comjuve, que deve iniciar em janeiro de 2022. Todos os participantes terão voz e direito ao voto e a ser votado.

Entre as atribuições dos conselheiros municipais estão a fiscalização do cumprimento da legislação voltada para a juventude e a implementação de políticas públicas da juventude; o assessoramento do Poder Executivo na elaboração dos planos, programas, projetos e ações; e o estabelecimento de prioridades e fiscalização sobre a aplicação dos recursos públicos federais, estaduais e municipais destinados às políticas sociais relacionadas à juventude. “Londrina tem muitos jovens, mas pouca participação efetiva, por isso estamos convidamos todos a virem até a Prefeitura neste sábado, construírem juntos, de forma deliberativa, democrática e conjunta novas ações para o desenvolvimento da nossa cidade”, completou.

Os interessados em saber mais sobre o Conselho Municipal de Políticas Públicas para Juventude podem acessar o site da Prefeitura de Londrina, no link: https://portal.londrina.pr.gov.br/localizacao-cons-juventude.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.