Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Início das operações da RenovRetail está previsto para janeiro de 2021 e a expectativa é gerar 300 empregos diretos na área de desenvolvimento de softwares e inovação

Ontem (15), o prefeito Marcelo Belinati e o diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (CODEL), Bruno Ubiratan, se reuniram com os investidores da RenovRetail e do Grupo Muffato. Durante a reunião, os empresários anunciaram a instalação de um laboratório de tecnologia visando soluções inovadoras para as empresas varejistas.

A RenovRetail é uma empresa especializada em soluções tecnológicas para o segmento varejista, tendo sede em São Paulo e na Europa. Seu foco é a busca por soluções inteligentes e tecnológicas para os problemas mais comuns dos varejistas e dos consumidores. “Somos uma empresa que busca criar soluções inovadoras, que venham resolver o dia a dia dos clientes do varejo. A inovação e a tecnologia andam muito rápido e nosso maior desafio é acompanhar esse movimento. Estamos falando em inteligência artificial, Machine Learning e soluções preditivas e câmeras inteligentes, ou seja, é uma gama enorme de soluções que tentamos trazer para o mercado”, explicou o diretor-geral da empresa, Álvaro Farana.

Para isso, ao longo dos próximos meses, a empresa deverá contratar cerca de 300 profissionais ligados à área de tecnologia, inovação, criação de softwares e experts em inteligência artificial e inteligência analítica (responsável pela análise de dados, algoritmos estatísticos e técnicas de probabilidade de resultados futuros para a automatização do setor). Todos integrados ao conceito do Customer Centric, que considera o consumidor como a figura central do negócio, visando fidelizá-lo por meio de técnicas e estratégias de negócio.

O centro de soluções tecnológicas da RenovRetail se instalará em 300 m² localizados no Aurora Shopping. O Grupo Muffato, que tem uma de suas lojas dentro deste empreendimento, será o local de testes da empresa de tecnologia, servindo como incubadora do projeto. Assim, será possível realizar testes dos softwares e programas de inteligência artificial, primeiramente, nesta rede de supermercados.

Para o prefeito de Londrina, o anúncio da instalação de mais uma empresa de tecnologia é uma vitória para o município, pois trará inicialmente 200 empregos diretos, podendo chegar até a 300 contratações. Tudo isso deve movimentar a economia local e regional e ajudará na gerar renda da população, além de fortalecer a vocação de Londrina em prol da inovação. “Uma notícia como essa mostra o momento especial que Londrina está vivendo. É uma grande empresa que vem se instalar aqui e que serve de exemplo para outras brasileiras e estrangeiras. Londrina e toda a região norte do Paraná ganham com a vinda da RenovRetail”, pontuou Marcelo.

A previsão é que as atividades tenham início, oficialmente, a partir de janeiro de 2021. Para o empresário e um dos proprietários do Grupo Muffato, Everton Muffato, a instalação desta empresa vem ocupar um vácuo existente mercado, na área de criação de novas tecnologias que impactam positivamente o público consumidor.

 “O mundo vive uma transição do offline para o online. Não é somente o e-commerce, mas também toda a experiência online, mobile, e um novo mindset. O Álvaro pretende fazer essa ligação entre o homem e esses canais, tendo o cliente como centro da relação. Já nós, do Grupo Muffato, somos reconhecidos como o varejo mais inovador do Brasil e temos Londrina como nosso laboratório, de onde surgiram novas gerações de produtos e serviços”, explicou Muffato.

Atualmente, o Grupo Muffato é o quarta maior rede varejista do setor de alimentos do Brasil, com 17 mil funcionários diretos, 10 mil empregados indiretos e 10 milhões de consumidores mensais. Ele conta com 67 lojas (entre varejo e atacado), que estão espalhadas por 25 cidades; cinco Centros de Distribuição; nove postos de combustíveis; dois shoppings centers e tem a concessão do canal de televisão e rádio Tarobá.

Uma das lojas do Grupo Muffato está no Aurora Shopping. Este fator facilitará o desenvolvimento de projetos pela RenovRetail e estreitará a parceria estratégica firmada entre ambas, visto que a rede de supermercados atuará no projeto pioneiro por meio do “Muffato Labs”. Atitudes como essa fizeram com que a empresa varejista conquistasse o prêmio Advantage/SA Varejo de Colaboração 2020, como a rede supermercadista que mais evoluiu na geração de soluções centradas no consumidor.

Com todos esses pontos levantados durante a reunião, o diretor-presidente da CODEL acredita que o município de Londrina ganha muito com a operação RenovRetail e do Muffato Labs. Isso porque, além da geração de empregos e de renda a nível local e regional, há o fortalecimento do Hub de inovação. “Essas ações unem-se às efetivadas, nos últimos anos, pelo poder público municipal, como a implantação do Tecnocentro e da Cidade Industrial. Sabemos que Londrina já é reconhecida por seu potencial no desenvolvimento tecnológico e a instalação desta nova empresa mostra que nossa cidade vem se tornando mais atrativa e amigável aos investidores. Quando uma empresa desse nível escolhe uma cidade, ela procura um ambiente tecnológico consolidado para ter apoio e, aqui, nós temos uma área fértil para investidores e negócios inovadores”, destacou Ubiratan.

O Tecnocentro está na fase final de obras e a Cidade Industrial de Londrina começou a ser construída. Ambos são projetos importantes para a economia da região, que ganhará novas indústrias, empresas e startups, incluindo a área de inovação. “É fundamental manter o ecossistema de inovação sempre ativo, o que constitui a criação de um cenário produtivo, pois é possível projetar um modelo único de integração entre os principais atores de Londrina pensando em um constante crescimento”, acrescentou.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.