Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Londrina vai sediar nesta quinta e sexta-feira (4 e 5) o Seminário Estadual Vida no Trânsito. O encontro será na sede na Unicesumar e reunirá representantes de 12 municípios paranaenses que participam do Projeto Vida no Trânsito (PVT).

Iniciativa do Ministério da Saúde, o projeto é voltado à vigilância e prevenção de lesões e mortes no trânsito e promoção da saúde. Tem como foco a intervenção nos dois fatores de risco que mais causam acidentes no país: dirigir após o consumo de bebida alcoólica e velocidade excessiva ou inadequada. Abrange também outros fatores ou grupos de vítimas identificados localmente, a partir de análises dos dados, notadamente acidentes de transporte terrestre envolvendo motociclistas.

“No Brasil os acidentes de trânsito são uma das maiores causas de internação e óbitos, além de gerarem altos custos sociais, como os cuidados em saúde, perdas materiais, despesas previdenciárias e grande sofrimento para as vítimas e seus familiares”, explica Tânia Mascarenhas, da Divisão de Vigilância das Doenças e Agravos Não Transmissíveis da Secretaria da Saúde do Paraná.

O setor de saúde em sido vinculado ao tema de segurança no trânsito em função da necessidade do atendimento às lesões decorrentes dos acidentes de trânsito. “Neste sentido, o PVT auxilia na tomada de decisão para o planejamento de segurança viária nos municípios”, destaca Tânia Mascarenhas.

“As comissões municipais analisam os dados coletados nos bancos que registram os acidentes e, em reuniões periódicas, pautam as ações integradas de segurança viária em seus municípios. Neste Seminário vamos reunir representantes das comissões para discutir o PVT estadual”, explica.

No Paraná o PVT tem coordenação compartilhada da Secretaria da Saúde e do Detran.

Seminário

Participarão do evento, representantes das secretarias municipais de educação, saúde e de trânsito; das polícias Militar do Paraná e Rodoviária Federal, Detran, Corpo de Bombeiros/Siate, além de entidades que atuam na área da mobilidade urbana. Consultores de vigilância e prevenção de violência e acidentes do Ministério da Saúde serão palestrantes.

Estarão em debate temas como “Trânsito que temos ao trânsito que queremos”, “Governança e Mobilidade visando Cidades Inteligentes” e “Parcerias Públicas privadas na Gestão de Projetos de Trânsito”.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.