Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Espaços ficam nas regiões norte, leste e sul, e trazem atividades para crianças com deficiência e neuroatípicas, como os autistas

O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, participou na tarde desta sexta-feira (9) da inauguração simbólica dos parques infantis adaptados em Londrina. O espaço, situado na Praça Nishinomiya, em frente ao aeroporto, conta com carrossel, balanço e gangorra próprios para que crianças cadeirantes possam utilizar. O parque também possui uma área interativa com painéis contendo pictograma, espelho, mola girassol, ábaco e xilofone, brinquedos sensoriais para estimular crianças autistas e outras condições neuroatípicas.

Durante a visita ao parque infantil, o prefeito afirmou que Londrina é uma cidade que respeita as pessoas com deficiência. “Sabemos da importância que é para as crianças terem um local de socialização, um espaço onde possam ir com a sua família e se sentirem incluídos. Por isso aderimos a essa ideia, proposta pelo vereador Jairo Tamura”, citou.

“Esse é um gesto de respeito da administração pública para com as crianças com deficiência, que precisam e merecem ter acessibilidade inclusive para brincar e se divertir. Eles merecem todo nosso carinho, amor, respeito e atenção, e é isso que a administração pública está procurando oferecer”, disse Marcelo.

Em toda cidade foram instalados três parques infantis adaptados. Além do que foi instalado na Praça Nishinomiya, há um parque no aterro do Lago Igapó e outro no Conjunto José Giordano, na praça ao lado do CRAS Norte A.

O vereador Jairo Tamura, que participou da inauguração simbólica, citou que os três parques possuem cinco brinquedos para uso por crianças com deficiência física e outros cinco brinquedos sensoriais. “São três parques, com dez brinquedos cada um, que colocam Londrina à frente de todos os municípios do país. Fizemos pesquisas e verificamos que, além da nossa cidade, somente Campinas possui esse número de parques para crianças com deficiência. Esse reconhecimento para as crianças autistas e com deficiência era algo necessário há muito tempo, e hoje resgatamos isso, com o objetivo de integrar todas as crianças”, frisou.

O ato simbólico contou também com a presença de mães de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Thaís Fernanda Honda, Keillah Suzil e Maria Lina Griggio vieram conferir o lançamento após anos de reivindicação.

Maria Lina Griggio é mãe do João Gabriel, que tem 4 anos, e assim como o filho é autista. Para ela, as principais dificuldades enfrentadas são relacionadas a falta de conhecimento sobre o autismo. “As pessoas não sabem o que é o autismo nem como lidar com isso. Percebo as pessoas receosas com meu filho, sem saber como agir, porque falta informação. E é convivendo que vamos superar e esse parque adaptado vai trazer isso.  As crianças podem brincar juntas e se divertir, vamos trocar informações e nos entender melhor”, afirmou.

Rodrigo tem 10 anos e é autista. Ele aproveitou os brinquedos supervisionado pela mãe, Rosabel Brandini, e gostou principalmente do balanço e do carrossel. Para a mãe, ter esses parques inclusivos é uma conquista. “Antes eles viam, tinham vontade de brincar mas não conseguiam. Agora temos opções, com a Prefeitura abrindo novos espaços, conseguimos inclusão e tornamos a cidade mais bonita”, comemorou.

Os presentes receberam brindes mediante participação em uma ação virtual da campanha Abril Azul, de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), promovida pelo gabinete do vereador Jairo Tamura. Participou também o governador do Rotary de Londrina, Osvaldo Santos Junior.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.