Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A terça-feira(17), entrará para a história da Sercomtel Telecomunicações. Cerca de 400 pessoas compareceram ao evento de mobilização em prol da empresa, na estação João Cândido, e se aglomeraram para conhecer em detalhes a situação econômico-financeira e expor opiniões a respeito do futuro da Sercomtel. Ficou decidido que o Fórum Desenvolve Londrina irá redigir, e depois aprovar com toda comunidade, uma carta aberta ao governador Beto Richa, solicitando uma audiência. O movimento, agora permanente, irá apresentar o clamor da sociedade londrinense no sentido de que sejam tomadas ações imediatas para que a Sercomtel possa se recuperar. O investimento dos sócios em tecnologia é uma das exigências que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) apontou nos relatórios do processo de caducidade da concessão, iniciado em agosto deste ano.

Compuseram a mesa de debates o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati; o presidente do Fórum Desenvolve Londrina, Ary Sudan; o presidente da Sercomtel, Hans Müller; o presidente da Câmara Municipal, vereador Mario Takahashi; o presidente do Conselho de Usuários da Sercomtel, Ronan Botelho; e João Schmidt, diretor regional do Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações do Paraná (Sinttel PR).

"Todo londrinense tem de estar a favor da Sercomtel, que movimenta na economia local cerca de R$ 125 milhões de reais ao ano. Este é um momento de decisão política e não estamos decidindo apenas o futuro de uma empresa, mas de milhares de clientes, parceiros, empresas e fornecedores que dependem dos serviços prestados por ela, ou seja, da nossa economia local e regional, além dos impactos que serão sentidos em nível estadual também", deu o tom inicial o presidente do Fórum Desenvolve Londrina, Ary Sudan.

O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati e o diretor administrativo-financeiro da Sercomtel Contact Center, Edilson Moreira, fizeram uma apresentação dos resultados comerciais, operacionais, administrativos e financeiros da operadora. "Aqui fica claro que as ações imediatas tomadas pela gestão que assumiu a empresa no início deste ano, como a renegociação de dívidas tributárias e a repactuação de ações trabalhistas, foram responsáveis pela sobrevivência da operadora em 2017. O cenário quando nós assumimos era extremamente preocupante, mas vocês viram aqui por meio destes números que ainda há solução para a nossa Sercomtel. Porém, necessitamos urgentemente de investimentos em tecnologia para dobrarmos o faturamento e superarmos esta fase de dificuldades. Esta é a decisão técnica a ser tomada. Agora há uma questão política que precisa ser resolvida e por isso nós estamos aqui reunidos", destacou.

Debate e ideias - A apresentação foi seguida do momento aberto aos representantes de entidades, imprensa e cidadãos para fazerem perguntas e comentários sobre a atuação da empresa e expressarem sua opinião acerca da possibilidade de perda da concessão da Sercomtel. "Eu acho que há muitos anos nós não víamos a cidade se unir em torno de uma causa. 
Esta mobilização deveria ganhar espaço no Palácio Iguaçu, em Curitiba, com a presença do governador e da outra acionista da Sercomtel. Sugiro que se faça um abaixo-assinado com o registro dos representantes das organizações, sindicatos, associações e pessoas físicas unidos em torno da Sercomtel para sensibilizar e fazê-los mudar de posicionamento", exclamou João Baptista Faria, o radialista JB Faria.

O debate também abriu espaço para ressaltar a importância da Sercomtel como referência para a atração de investimentos, conforme ressaltou Ronaldo Couza, presidente da Central de Inovação, Desenvolvimento e Negócios Tecnológicos (Cintec), a primeira do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação no Brasil. "Por causa da Sercomtel, nós conseguimos trazer para Londrina, dentre muitas cidades do País que eram candidatas a sede, o Centro de Tecnologia da Informação (CTI) e a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), que trarão investimentos de Brasília na ordem de milhões de reais. Então, não há como nós imaginarmos a nossa cidade sem a Sercomtel", destacou.

Outra sugestão, dada pela ex-deputada e vereadora Elza Correia, foi a criação de um Fórum Permanente em defesa da Sercomtel. "Precisamos, primeiramente, elaborar uma carta aberta para reunir todas as ideias que surgiram neste encontro, demonstrar a excelência dos serviços prestados pela empresa, sua importância econômica para o Estado e divulgá-la em todo o Brasil. Depois, a partir de um trabalho organizado e sistemático de convencimento, que deverá se estender após este evento, nós conseguiremos ganhar força para recuperar a Sercomtel", sugeriu.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.