Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Com mais de mil vagas novas criadas nos seis primeiros meses de 2019, Londrina retoma o otimismo dos setores produtivos.

De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), Londrina criou no primeiro semestre deste ano 1.094 vagas formais de emprego. O número coloca os primeiros seis meses de 2019 como o melhor semestre em relação a evolução de emprego com carteira assinada dos últimos cinco anos.  O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, destacou que os dados refletem o bom momento pelo qual a cidade passa. “É possível notar o clima de otimismo nas ruas de Londrina. Quando realizamos investimentos para o crescimento da cidade o sentimento de orgulho e confiança também é retomado. Com isso, a economia local consequentemente é aquecida e as oportunidades aparecem. Nós já tínhamos a percepção dessa melhora e quando os números confirmam as impressões, nos dá a convicção de que o trabalho está no caminho certo”, pontuou.

Em comparação ao ano de 2018, quando de janeiro a junho houve uma retração de 1.057 vagas, o primeiro semestre de 2019 teve um desempenho muito superior. No acumulado do ano foram 36.769 vagas formais abertas frente a 35.675 desligamentos. O setor que mais abriu oportunidades neste ano foi o de serviços, com saldo positivo de 1.388 contratações. Quando analisados ano a ano os últimos primeiros semestres da evolução de emprego na cidade, os dados apontados pelo Caged em 2019 são ainda mais animadores para Londrina. Ao final de junho de 2015 a cidade havia perdido 2.855 vagas formais. Em 2016 esse número cresceu ainda mais e foram fechados 3.806 postos de trabalho. A retração permaneceu em 2017 com menos 1.970 vagas no mercado de trabalho ao final do primeiro semestre.  Mesmo o ano de 2014, quando o saldo semestral positivo em 943, foi superado em mais de cem vagas pelos primeiros seis meses de 2019.

O secretário municipal do Trabalho, Emprego e Renda, Elzo Carreri, também comemorou os números apresentados pelo Caged. “Nós estamos vivenciando um momento diferente em Londrina e no país como um todo. A crise durou muito tempo e é natural que aconteçam oscilações, mas essa situação tem sido superada e a economia já começa a dar sinais de recuperação. Fechar o semestre com um saldo positivo na criação de empregos em um cenário como este, ainda mais sendo o melhor semestre da série dos últimos cinco anos, com mais de mil vagas abertas, é uma conquista a ser muito celebrada”, afirmou.

Carreri acredita que a perspectiva é de que no segundo semestre a cidade tenha um desempenho ainda melhor. “Londrina está passando por uma transformação muito grande e, com certeza, todas as melhorias que estão sendo feitas impactarão na geração de trabalho, emprego e renda e em tantas outras áreas importantes. Já estamos sentindo esse impacto com a abertura de grandes empresas na cidade, com a vinda da Jota Macedo, do Coco Bambu, do Magazine Luiza e de tantas outras. Isso é reflexo do esforço da Prefeitura em melhorar a infraestrutura com as inúmeras obras em andamento e também de mostrar todas as qualidades e os diferenciais da nossa cidade. Com certeza esse investimento atrairá cada vez mais empreendimentos”, elogiou o secretário.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.