Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Uso de novas tecnologias visa melhorar a conectividade, aumentar produtividade e difundir conhecimento entre o setor produtivo

Londrina será uma das primeiras cidades brasileiras a contar com a tecnologia 5G. O município foi selecionado pelo Ministério das Comunicações para fazer parte de um projeto-piloto que contemplará, ao todo, 20 localidades de diferentes regiões do país. Por meio da ação, a metrópole norte-paranaense receberá a implantação de modernas infraestruturas, destinadas a melhorar a conectividade em suas áreas rurais. A previsão é que as torres de telefonia 5G sejam instaladas no segundo semestre deste ano.

A deputada federal Luísa Canziani foi a responsável por articular a inclusão de Londrina na iniciativa. Em 2019, ela já havia intermediado, junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a implantação do primeiro Polo de Inovação Agro do Brasil no município. Nos próximos dias, Canziani participará de reuniões com as equipes dos ministérios da Agricultura e Comunicações para definir detalhes do projeto-piloto, incluindo as especificações técnicas e locais para a implantação das tecnologias.

“Londrina sempre foi conhecida como uma cidade de vanguarda, contando com um agronegócio forte e institutos de pesquisa como a Embrapa Soja e o Iapar. Além disso, a cidade tem um perfil inovador e possui um ecossistema de inovação bem estruturado. Por isso, trabalhamos muito para incluir Londrina nesse projeto-piloto, que vai trazer muito mais inovação aos produtores rurais e levar nossa produção agropecuária a outro patamar”, destacou a deputada federal.

O secretário municipal de Governo, Alex Canziani, frisou que as áreas de inovação e tecnologia são prioritárias para a atual administração, e afirmou que o Município acompanhará ativamente a implantação da iniciativa. “O projeto-piloto de 5G é uma iniciativa pioneira, que vai trazer ainda mais produtividade e eficiência ao nosso setor agropecuário. Além de uma conectividade muito melhor, essa tecnologia permitirá que os desenvolvedores locais criem produtos mais avançados. Com isso, Londrina fortalece ainda mais o seu ecossistema de inovação”, pontuou.

Benefícios – Segundo o estudo “Cenários e Perspectivas da Conectividade para o Agro”, desenvolvido pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq/USP), a ampliação da conectividade no campo pode proporcionar consideráveis vantagens e ganhos ao setor agropecuário brasileiro.

Entre outros benefícios, a garantia da conectividade em áreas rurais possibilita a maior produtividade, o aumento da geração de riqueza e a difusão do conhecimento, com oportunidades de capacitação técnica para pequenos e médios produtores.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.