Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Prefeito publicou um decreto que regulamenta atividades e produtos em fase de teste para uso público, o objetivo é estimular o ambiente de inovação.

Um ambiente onde empresas podem prestar serviços ou desenvolver seus produtos tecnológicos com a proteção de permissões, a princípio provisórias, mas suficientes para que inovações sejam testadas. Um exemplo prático é o que será aplicado no processo de construção de Londrina como Cidade Inteligente: startups poderão testar na rua Sergipe suas criações que ainda não estão no mercado, nem foram lançadas.

A prefeitura acaba de regulamentar uma Sandbox, exatamente para que a Rua Sergipe se fortaleça como uma rua Inteligente, com várias ferramentas tecnológicas funcionando para tornar mais prática a vida de comerciantes e prestadores de serviços, além de facilitar a movimentação das pessoas que passam por ali. O projeto da Sergipe como Rua Inteligente foi lançado pela prefeitura há um mês.

O termo tem sido amplamente divulgado quando o assunto é inovação, principalmente em tecnologia. A Sandbox funciona como uma infraestrutura para que empresas possam chegar na ‘vida real’ e testar seus equipamentos. A ideia é que o município teste em uma escala menor com a própria população, validando as invenções, e, aí sim, possa até replicar em escala maior aquilo que realmente se mostrar eficiente e competitivo em termos de custo.

Londrina é referência em inovação, tendo se firmado há mais de uma década como sede de um Arranjo Produtivo em Tecnologia de Informação e Comunicação e tem uma Governança consistente, que abrange vários setores produtivos e de conhecimento, em uma rede com várias entidades envolvidas. O decreto do prefeito criando a SandBox londrinense foi publicado no Jornal Oficial edição 4303.

O presidente da Codel, Bruno Ubiratan explica que a regulamentação é necessária, porque tecnologias costumam se chocar com a legislação vigente, já que certas regras elaboradas há anos não comportam a nova realidade que mistura elementos do mundo web ou automatizado. “Londrina é uma cidade com um arranjo produtivo local de tecnologia e vários setores organizados  e precisa oferecer agilidade e apoio para startups e empresas que desejam nascer aqui ou ampliar seus negócios, afirma Bruno.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.