Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Cerca de 110 pessoas participaram, ontem (5), em Londrina, da Pré-conferência de Usuários de Serviços de Proteção Social Especial de Alta Complexidade e acolhimentos institucionais para adultos. Trata-se do 26º encontro já concluído, do total de 27 pré-conferências que servem como etapas preparatórias para a XII Conferência Municipal de Assistência Social de Londrina, que neste ano trará o tema “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”. O evento ocorrerá nos dias 28 e 29 de julho, na Guarda Mirim, na Rua Orestes Pullin, 94, Aeroporto.

A pré-conferência foi organizada pelo Conselho Municipal de Assistência Social do Município de Londrina em conjunto com a rede socioassistencial dos territórios atendidos. O encontro contou com a participação de representantes das instituições Casa do Bom Samaritano, SOS, Associação Projeto Pão da Vida (APPVIDA), Toca de Assis, e dos serviços de Média Complexidade: Centro POP e Serviço de Abordagem Social, da Secretaria de Assistência Social. Estiveram presentes conselheiros, profissionais e técnicos que prestam atendimento à rede socioassistencial dos territórios atendidos e usuários dos serviços.

Os trabalhos foram abertos pela secretária municipal de Assistência, Nádia Oliveira de Moura. Na pré-conferência surgiram várias propostas e 18 candidatos a delegados, dos quais os 6 previstos foram eleitos para delegados titulares, com seus respectivos suplentes. Eles vão representar as entidades atendidas durante a Conferência.

De acordo com a secretária municipal de Assistência Social, Nádia Oliveira de Moura, a pré-conferência seguiu a mesma linha dos outros eventos realizados anteriormente e teve uma participação expressiva, sendo uma oportunidade para que os moradores e pessoas atendidas nestes espaços pudessem propor ações de concretização do Sistema Único da Assistência Social (SUAS), estabelecendo diretrizes para a política de Assistência Social. “Dessa forma,  o evento aponta a importância de se investir nesses espaços de construção coletiva e democrática da política municipal voltada a Assistência Social”, ressaltou.

Nádia informou que os participantes se dividiram em grupos para debater as propostas e trocar informações entre si. “Dessa atividade foram extraídas as solicitações que serão analisadas por uma Comissão Temática do CMDCA, que ficará responsável por sistematizar e preparar as propostas levantadas e que serão debatidas na Conferência. A ideia principal é fortalecer a construção das políticas públicas que atendam as demandas da população”, destacou.

Também participaram da pré-conferência os representantes do Ministério Público, Marco Antonio da Rocha, Renata Tsukada e Kemeli R. Pivetta; representantes da Defensoria Pública do Estado do Paraná; a presidente do Nuselon, Telcia Lamonica; e estudantes da uel.

Pré-conferências – A 27ª e última pré-conferência está marcada para o dia 14 de julho, envolvendo os trabalhadores do SUAS. O evento será na Sede da Epesmel, na Rua Angelina Ricci Vezozzo, 85, no Parque das Indústrias Leves.

Dos 26 encontros já realizados, nove foram feitos apenas nos distritos rurais de Londrina, envolvendo todos os Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) que atuam nestas áreas. Outras pré-conferências atenderam todas as regiões da cidade, com debates feitos pelos órgãos de Proteção Social Básica do Município.

A intenção é discutir sobre o direito à participação social na construção do diagnóstico, planejamento, execução, monitoramento e avaliação do Sistema único de Assistência Social (SUAS); a gestão das demandas de forma territorializada e intersetorializada, mediante definição de protocolos, fluxos e competências, para promover a inclusão e o acesso aos direitos; e a necessidade de revisar e instituir as leis, normas, parâmetros, pactos, protocolos, para garantir a concretização dos direitos ao público que necessita dos programas, serviços, benefícios e projetos desta política. Os levantamentos serão avaliados e as prioridades serão encaminhadas para a conferência municipal.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.