Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Na manhã do último sábado (5), agentes da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) autuaram o motorista de um veículo Volkswagen Saveiro em ponto de descarte irregular, na Avenida Angelina Ricci Vezozzo, região norte de Londrina. A penalidade foi imposta depois que fiscais à paisana, com o apoio da Secretaria Municipal do Ambiente (Sema) e da Força Verde, impediram o condutor de despejar no local cerca de 1 metro cúbico de resíduos da construção civil.

Além da multa, o cidadão foi notificado a apresentar à companhia um documento que comprove a destinação ambientalmente adequada do material. Caso não o faça no decorrer desta semana, o responsável pode receber nova autuação.

Segundo a coordenadora de fiscalização da companhia, Josiane Correia, a justificativa do indivíduo para a disposição ilegal dos detritos foi a de que “a área não possui placas proibido jogar lixo”. “Trata-se de uma discurso completamente equivocado. É inadmissível esse entendimento de que o cidadão deve preservar apenas os locais onde existem inscrições de advertência”, afirmou.

De acordo com o Código de Posturas do Município, Lei 11.468/2011, fazer o descarte incorreto de quaisquer resíduos em logradouros públicos ou espaços particulares é considerado infração.  A prática pode render multa de até R$ 3 mil e, quando considerada crime ambiental, o valor da penalidade chega à casa dos R$ 50 milhões.

Este é o segundo flagrante feito pela CMTU em menos de uma semana. Na última quarta-feira (3), um cidadão que realizava o despejo de galhos e troncos de árvores na Rua da Águia Imperial, também na região norte, foi autuado após fugir da abordagem dos agentes. Mesmo tendo se evadido do local após a chegada da fiscalização, o homem foi multado com base na placa do veículo utilizado no transporte da sujeira.

Denúncias de despejo clandestino podem ser feitas na CMTU pelo telefone 3379-7900. O atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Fora desses horários, os moradores podem entrar em contato com a Guarda Municipal (GM), no número 153.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.