Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Prefeito alavancou na atual gestão o Compra Londrina, que facilita a participação de micro e pequenos empresários em compras públicas.

Marcelo Belinati acaba de ganhar o Prefeito Empreendedor 2019 do Sebrae. A premiação de Marcelo foi na categoria Compras Governamentais de Pequenos Negócios, edição estadual, que contempla projetos que ampliam negócios de prefeituras com pequenos empresários locais. Ao todo 133 municípios concorreram à décima edição do Prêmio e, na etapa final, Londrina disputou com Andirá, Terra Roxa e Cascavel. Em junho, Marcelo irá disputar o título nacional.

“É uma grande conquista, que revela que o melhor prefeito é aquele que caminha de fato com a sociedade. O Compra Londrina nasceu de uma parceria da ACIL com Sebrae e Observatório de Gestão Pública, e, quando assumi, decidi fazer o Compra decolar. A meta, além da transparência total, é movimentar a economia da cidade, principalmente fortalecer os micro e pequenos empresários. O empresariado local voltou a acreditar na prefeitura, passando a participar das licitações. E a prefeitura faz a sua parte, pagando os fornecedores rigorosamente em dia”, afirmou o prefeito, ao ser informado sobre a conquista do prêmio.

Com o Programa Compra Londrina, de cada 100 contratos assinados para comprar produtos, serviços e obras, 40 passaram a ser firmados com empresas da cidade – ganhadoras de licitações e pregões. Antes do Programa, apenas 16 de cada 100 contratos ficavam com empresas daqui. Em 2018, as empresas de Londrina contrataram vendas no valor de R$ 80 milhões com a Prefeitura, 50 milhões a mais do que antes desta administração. O Programa conta com uma rede ampla de suporte a qualquer empresário que nunca tenha disputado licitações e queira entender como entrar em processos de compras públicas. O Compra Londrina tem uma Sala de Atendimento própria na Prefeitura, exclusiva para orientar empresas e fornecedores.

Para Sérgio Osório, gestor de Ambiente de Negócios do Sebrae, o Prefeito Empreendedor é o reconhecimento de um trabalho da sociedade e do prefeito, que estabeleceu uma lei para que o projeto acontecesse de forma definitiva. “Na verdade, nosso verdadeiro prêmio tem sido observado todos os dias, quando a gente vê os pequenos ganhando espaço, tendo mais renda. É bom saber que o Paraná todo agora irá olhar para Londrina e enxergar este projeto exitoso. E vamos agora buscar o prêmio nacional, porque temos belo exemplo de como transformar uma cidade, com um programa pensado a muitas cabeças e executado a muitas mãos”, afirma Osório.

O secretário Fabio Cavazotti, da Gestão Pública, que coordena o Compras Londrina, representou o prefeito Marcelo Belinati na entrega do Prêmio, que aconteceu em Curitiba. “Este prêmio reconhece o empreendedorismo do prefeito que tem atuado de várias formas, inclusive lutando contra situações difíceis nunca antes enfrentadas na cidade. E, principalmente dando relevâncias a ideias que já estavam por aí, como a do Compra Londrina. O prefeito teve a sensibilidade de fazer do projeto algo prioritário para as políticas públicas da cidade”, disse Cavazotti. O secretário garante que as metas agora continuam ambiciosas. “Vamos tirar do programa todo o potencial que ele carrega, que ainda é muito maior. Nossa meta é fazer com que mais de 90% de tudo que a prefeitura compra seja praticado por empresas daqui”.

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios