Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Prefeito alavancou na atual gestão o Compra Londrina, que facilita a participação de micro e pequenos empresários em compras públicas.

Marcelo Belinati acaba de ganhar o Prefeito Empreendedor 2019 do Sebrae. A premiação de Marcelo foi na categoria Compras Governamentais de Pequenos Negócios, edição estadual, que contempla projetos que ampliam negócios de prefeituras com pequenos empresários locais. Ao todo 133 municípios concorreram à décima edição do Prêmio e, na etapa final, Londrina disputou com Andirá, Terra Roxa e Cascavel. Em junho, Marcelo irá disputar o título nacional.

“É uma grande conquista, que revela que o melhor prefeito é aquele que caminha de fato com a sociedade. O Compra Londrina nasceu de uma parceria da ACIL com Sebrae e Observatório de Gestão Pública, e, quando assumi, decidi fazer o Compra decolar. A meta, além da transparência total, é movimentar a economia da cidade, principalmente fortalecer os micro e pequenos empresários. O empresariado local voltou a acreditar na prefeitura, passando a participar das licitações. E a prefeitura faz a sua parte, pagando os fornecedores rigorosamente em dia”, afirmou o prefeito, ao ser informado sobre a conquista do prêmio.

Com o Programa Compra Londrina, de cada 100 contratos assinados para comprar produtos, serviços e obras, 40 passaram a ser firmados com empresas da cidade – ganhadoras de licitações e pregões. Antes do Programa, apenas 16 de cada 100 contratos ficavam com empresas daqui. Em 2018, as empresas de Londrina contrataram vendas no valor de R$ 80 milhões com a Prefeitura, 50 milhões a mais do que antes desta administração. O Programa conta com uma rede ampla de suporte a qualquer empresário que nunca tenha disputado licitações e queira entender como entrar em processos de compras públicas. O Compra Londrina tem uma Sala de Atendimento própria na Prefeitura, exclusiva para orientar empresas e fornecedores.

Para Sérgio Osório, gestor de Ambiente de Negócios do Sebrae, o Prefeito Empreendedor é o reconhecimento de um trabalho da sociedade e do prefeito, que estabeleceu uma lei para que o projeto acontecesse de forma definitiva. “Na verdade, nosso verdadeiro prêmio tem sido observado todos os dias, quando a gente vê os pequenos ganhando espaço, tendo mais renda. É bom saber que o Paraná todo agora irá olhar para Londrina e enxergar este projeto exitoso. E vamos agora buscar o prêmio nacional, porque temos belo exemplo de como transformar uma cidade, com um programa pensado a muitas cabeças e executado a muitas mãos”, afirma Osório.

O secretário Fabio Cavazotti, da Gestão Pública, que coordena o Compras Londrina, representou o prefeito Marcelo Belinati na entrega do Prêmio, que aconteceu em Curitiba. “Este prêmio reconhece o empreendedorismo do prefeito que tem atuado de várias formas, inclusive lutando contra situações difíceis nunca antes enfrentadas na cidade. E, principalmente dando relevâncias a ideias que já estavam por aí, como a do Compra Londrina. O prefeito teve a sensibilidade de fazer do projeto algo prioritário para as políticas públicas da cidade”, disse Cavazotti. O secretário garante que as metas agora continuam ambiciosas. “Vamos tirar do programa todo o potencial que ele carrega, que ainda é muito maior. Nossa meta é fazer com que mais de 90% de tudo que a prefeitura compra seja praticado por empresas daqui”.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.