Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Solenidade comemorou o aniversário de 54 anos de criação do 5º BPM com homenagem a cinco civis e 30 policiais militares

Com a participação da Banda da Polícia Militar do Paraná e desfile do pelotão de veteranos, o 5º Batalhão da Polícia Militar (BPM) comemorou ontem (10) seu aniversário de 54 anos de criação. Como parte das comemorações, os militares entregaram a medalha de mérito ao prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, pelos relevantes serviços prestados em prol do Município de Londrina. A solenidade aconteceu na sede do 5º BPM.

A medalha e o certificado de mérito foram entregues pelo comandante do 2º CRPM, tenente-coronel Hiberaldi Correia de Lima, e pelo comandante do 5º Batalhão, tenente-coronel Nelson Villa Junior. Além do prefeito Marcelo Belinati, 30 militares foram agraciados com a homenagem e outros quatro civis também. Entre eles a promotora de Justiça do Ministério Público do Paraná (MP/PR), Revia Peixoto de Paula Luna; o vereador e presidente da Câmara Municipal de Londrina, Jairo Tamura; o deputado federal, Filipe Barros;  e o gerente de Recursos Humanos da Cacique Café, Ronaldo da Graça.

Durante a oportunidade, o prefeito Marcelo Belinati, agradeceu ao carinho dispensado pelo 5º Batalhão da Polícia Militar e lembrou do importante trabalho executado pelos policiais militares do Paraná. “Sinto-me muito honrado e agradecido pela homenagem que o 5º Batalhão da Polícia Militar me concedeu. Mas, acima de tudo, sou grato pelos serviços prestados pela Corporação a todos os moradores de Londrina e região, principalmente, nestes últimos meses, durante a pandemia. Eles fazem um trabalho importantíssimo de prevenção e segurança pública, que deve ser reconhecido por todos. São pessoas que, muitas vezes, colocam a própria vida em risco para garantir a segurança dos demais”, disse o prefeito de Londrina.

Outro homenageado, o vereador Jairo Tamura, também agradeceu aos policiais por todo o trabalho desempenhado ao longo dos anos e ressaltou a importância dos poderes constituídos. “Em nome da Câmara Municipal de Londrina, gostaria de parabenizar o 54º aniversário do 5º Batalhão, que nos honra muito. Quando falamos de Polícia Militar, falamos do enfrentamento à criminalidade e segurança às famílias. Cada um dos policiais merece nosso respeito. Esperamos que os poderes constituídos possam sempre dar os instrumentos necessários, para garantir que a segurança chegue a todos os paranaenses”, ressaltou o vereador.

O 5º BPM é considerado a maior unidade do Estado do Paraná em número de policiais e de viaturas, além de a mais complexa dado o tamanho dos municípios que ela engloba. “Com uma densidade demográfica elevada, tem-se uma tendência maior de que haja atrativos para aqueles que pretendem praticar o ilícito e a nossa missão sempre foi a de evitar que os ilícitos sejam praticados. Se considerarmos que estamos em declínio nos índices de criminalidade, desde os crimes mais violentos como os contra a vida até aqueles contra o patrimônio, podemos dizer que a tropa do 5º Batalhão tem representado muito bem a comunidade a qual serve”, acredita o Comandante do 5º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Nelson Villa Junior.

Na oportunidade, o deputado federal, Filipe Barros, informou que encaminhou uma emenda parlamentar de autoria própria, no valor de R$ 5 milhões para a Polícia Militar do Paraná, especialmente, para o Município de Londrina. A emenda deverá ser destinada para a aquisição de novas viaturas e armamento policial. Segundo Barros, também foi feito um pedido ao secretário da Segurança Pública do Paraná, coronel Romulo Marinho Soares, para que o recurso total seja destinado a cidade de Londrina. “Esse recurso que mandamos, junto ao Governo Federal, ficará em Londrina, para que os policiais tenham a estrutura necessária para continuar trabalhando. É um prazer estar na solenidade de aniversário do 5º Batalhão. Sem sombras de dúvidas, temos hoje um dos Estados mais seguros do nosso país”, disse o deputado federal.

Sobre o 5º batalhão

Ele foi implantado em 11 de setembro de 1967, com a publicação do Decreto nº 6.620/1967. A atual sede fica na marginal à Rodovia Celso Garcia Cid, 1.313 e foi inaugurada em dezembro de 1977. Atualmente, o local já formou 47 turmas de soldados. Sua área de abrangência envolve os Municípios de Londrina, Cambé, Ibiporã, Tamarana e Jataizinho e contém seis companhias, como a Companhia de Policiamento em locais fixos; Companhia de Policiamento de Rádio Patrulha em Londrina e Pelotão de Ronda Ostensiva Tático Movél (ROTAM), ROCAM, Grupo Pró-Ativo, Patrulha Rural; Companhia de Operações de Policiamento nas cidades de Ibiporã, Jataizinho e Tamarana; Companhia de Policiamento de Cambé; Companhia de Trânsito; Companhia de Choque e Esquadrão de Cavalaria.

O 2º Comando Regional da Polícia Militar é responsável por 89 municípios da região norte do Paraná, sendo cinco batalhões e três companhias independentes. “Hoje, o governador Ratinho Junior pediu uma atenção especial ao norte do Estado e está em fase de estudo o Batalhão da zona norte de Londrina, que é a 4ª Companhia Independente. Quando eu cheguei aqui, em Londrina, na década de 1990, em uma noite de plantão tínhamos uma viatura para atender toda a cidade e isso era o normal. A menos de um mês atrás, conseguimos colocar 59 viaturas em um turno noturno. Dos 89 municípios, não tínhamos policiamento fixo em 20 deles e graças a diária extrajornada, hoje, conseguimos colocar policiamento em todos os municípios da nossa região”, contou o tenente-coronel Hilberaldi Correia de Lima, comandante do 2º Comando Regional da Polícia Militar (2º CRPM).

Além das autoridades já mencionadas, participaram da solenidade, a prefeito de Tamarana,  Luzia Suzukawa; o deputado estadual Tiago Amaral,  os vereadores Ailton Nantes, Eduardo Tominaga, Giovani Mattos e Santão; chefe de Instrução do Tiro de Guerra de Londrina, subtenente Antônio Carlos Matos Moreira; o chefe de Estado Maior do 2º Comando Regional de Bombeiro Militar, major Rodrigo Massayuki Nakamura; entre outros.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.