Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Entre os presentes, esteve o londrinense Vinicius Figueira, de 28 anos, que conquistou a medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos em Lima, no Peru

O prefeito Marcelo Belinati recebeu, ontem (19), a visita de uma equipe de Karatê. No grupo estava o londrinense Vinicius Figueira, de 28 anos, que conquistou a medalha de bronze, categoria até 67 kg, nos Jogos Pan-Americanos em Lima, no Peru, entre julho e agosto deste ano.  Ele treina na Associação Oguido Dojo, que recebe apoio da Prefeitura de Londrina, por meio da Fundação de Esportes de Londrina (FEL), via recursos do Fundo Especial de Incentivo a Projetos Esportivos (FEIPE).

Essa foi a primeira participação de Vinícius Figueira em Jogos Pan-Americanos. “É um orgulho muito grande pra mim poder representar meu país, o Estado e minha cidade. Fui para a competição para ser campeão, infelizmente não consegui, mas lutei com garra, fui muito elogiado, mas por um detalhe acabei perdendo a semifinal e conquistando a medalha de bronze, o que não deixa de ser uma conquista muito grande”, destacou.

O atleta representa a Seleção Brasileira desde 2013 e já participou de diversos campeonatos mundiais. Somente este ano, participou de disputas na Áustria, Canadá, China, França, Marrocos, Panamá, Turquia e Dubai. Atualmente é o número três no Ranking Mundial e sua preocupação, agora, é estar entre os quatro do mundo para conseguir a vaga para a Olimpíada de Tóquio, em 2020.

Essa será a primeira vez que o karatê será incluído em uma olimpíada. “O meu foco agora é na classificação olímpica, para disputar a Olimpíada de Tóquio. Este ano tem um circuito mundial que vale pontos para o ranking olímpico, são várias etapas, inclusive na semana que vem vou para o Japão, para participar de uma delas”, contou.

O prefeito Marcelo Belinati parabenizou Vinicius pela participação no Pan e os outros atletas presentes, que estão fazendo a diferença no esporte. Ele também ressaltou que tem um grande respeito e admiração pelo esporte, que representa saúde e vida para as pessoas. “Entendo o esporte como um grande instrumento de inclusão social, pios ele tira as crianças e jovens da rua e do ´caminho errado´. Além disso, leva o nome da cidade de maneira positiva para todo o Brasil e para o mundo”, apontou.

O sensei da Associação Oguido Dojo, Marcelo Oguido, elogiou a participação de Vinícius no Pan-Americano e disse que ele trouxe um resultado importante tanto para a equipe, quanto para Londrina e Brasil. “Estamos trabalhando com ele há algum tempo e é um menino que sempre buscou esse objetivo”, disse.

Oguido também enfatizou a importância do FEIPE para toda sua equipe. Segundo ele, o fundo vem ajudando não só o Vinícius como toda a sua equipe, principalmente para levar os atletas para as seletivas que levam à Seleção Brasileira. “Sem esse apoio ia ficar muito difícil, pois levamos de quatro a seis atletas para estas seletivas, com ajuda do FEIPE. Inclusive nos últimos três anos conseguimos mais de cinco atletas na Seleção Brasileira”, afirmou

O presidente da FEL, Fernando Madureira, disse que a conquista de Vinícius é fruto de um trabalho continuado, que conta com apoio do FEIPE. “Desde 2017, este jovem integra os usuários do fundo e vem se destacando e crescendo cada vez mais. Essa conquista demonstra que o trabalho, quando bem feito lá na base, acaba gerando resultados. A conquista dele com certeza causará motivação em muitos jovens londrinenses, que vão se espelhar nele. A FEL e o prefeito Marcelo Belinati têm investido muito no esporte, para realmente causar esse efeito positivo nas pessoas, desde a conquista de medalhas, até proporcionar melhorias na saúde, auxílio na educação e segurança pública”, frisou.

Além de Vinícius, estiveram presentes no gabinete do prefeito parte da equipe que vai representar Londrina nos Jogos da Juventude e Jogos Abertos do Paraná, e os atletas que foram da seleção brasileira este ano e no ano passado. O assessor de Esportes da FEL, Sandro Henrique dos Santos, também acompanhou a equipe.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.