Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Diversas ações estão sendo planejadas pelo Conselho Municipal de Cultura de Paz (Compaz), junto à Organização Não Governamental (ONG) Londrina Pazeando, em prol deste movimento

O Conselho Municipal de Cultura de Paz (Compaz), junto à Organização Não Governamental (ONG) Londrina Pazeando e a diversas outras instituições ao redor do mundo, está promovendo a 2º Marcha Mundial pela Paz e Não-Violência. A ação é uma iniciativa por um planeta sem armas e sem guerras, com intuito de percorrer diversos países ao redor do globo disseminando este propósito.

O movimento teve início no dia 2 de outubro, em Madri, e percorrerá mais de 100 países durante cerca de seis meses. Atualmente, a marcha está passando pelo continente africano.

Como o evento engloba nações de todos os lugares do mundo, é complexo para que as mesmas pessoas participem do trajeto por inteiro, portanto, em cada município previsto para a passagem da marcha é montada uma caravana com indivíduos da própria região, a fim de que se realize um dia de caminhada a favor da campanha.

“A Marcha Mundial pela Paz luta pela questão do desarmamento nuclear. Há muitas indústrias produzindo armas no mundo. O objetivo é converter o dinheiro que se investe em exército para que seja utilizado na preservação do planeta”, contou o secretário do Compaz e gestor do Londrina Pazeando, Luis Cláudio Galhardi.

No Brasil, o percurso começará no dia 6 de dezembro, em Recife (PE). Já em Londrina, a caravana irá se reunir para atravessar a cidade no dia 17 do mesmo mês. Diversas atividades lideradas pelo Compaz e pela ONG Londrina Pazeando foram e estão sendo planejadas para ocorrer no município em culminância com esta data.

Ações

No dia 28 de agosto foi inaugurado, no Lago Igapó, o Totem do Dado de Cultura e Paz, que funciona como um jogo de tabuleiro interativo, estimulando o jogador, em cada fase, a praticar ações de paz e respeito e a ler os princípios do Manifesto 2000 da UNESCO. Já no dia 22 de setembro, houve o 11º Abraço no Lago Igapó pela Paz. O evento aconteceu na Rua Bento Munhoz da Rocha Neto, esquina com a Avenida Higienópolis.

Uma reunião com o tema “Conexão Londrina com a Marcha Mundial pela Paz e Não-Violência” ocorreu no dia 2 de outubro, no Centro Pastoral Dom Bosco (Rua Dom Bosco, 145). O debate teve como objetivo divulgar a iniciação da Marcha Mundial pela Paz, a qual ocorreu na mesma data. Na ocasião foi discutido o planejamento de Londrina para a passagem da caravana pela cidade, no dia 17 de dezembro, e também teve a realização de um painel humano, onde pessoas se uniram lado a lado formando uma espécie de símbolo da paz.

No dia 5 de outubro ocorreu o 6º Manifesto pela Paz em prol do desarmamento, na Rua Rafael Lamastra, 36, no Conjunto Habitacional Milton Gavetti (região norte). A ação teve o intuito de realizar a destruição de armas de brinquedos a fim de conscientizar pais e crianças sobre os malefícios destes itens.

Para o período entre os dias 18 e 21 de novembro está projetada a 2° Semana Municipal de Justiça Restaurativa de Londrina, a qual possui conexão com a 2° Marcha Mundial pela Paz.  Também no dia 21 de novembro ocorrerá a 9º entrega do SELO – Arma Não é Brinquedo, na Câmara Municipal.

Por fim, no dia 17 de dezembro, devido à passagem da Marcha por Londrina, irão acontecer diversas atividades: às 14h haverá o deslocamento até a Câmara Municipal, onde acontecerá uma audiência; às 15h o prefeito ou algum representante do governo irá realizar um pronunciamento; às 16h o grupo visitará o Totem da Paz, no Lago Igapó; às 17h30 se formará uma concentração no calçadão para a realização da caminhada; às 19h está prevista uma ação junto ao movimento LondriNatal; e às 21h, ocorrerá um jantar de encerramento. Cerca de 20 pessoas são esperadas para o evento.

Esta é a segunda vez que a Marcha Mundial pela Paz e Não-Violência acontece. A primeira foi há dez anos, em 2009. Na oportunidade, Londrina era o único município brasileiro, sem ser capital, que estava envolvido na iniciativa. Com duração de 93 dias, 97 países participaram da ação.

Confira a rota da 2º Marcha Mundial pela Paz e Não-Violência, no Brasil:

Recife/PE – 6 a 8 de Dezembro

Salvador/BA – 9 e 10/dez.

São Paulo/SP – 10 e 11/dez.

Cubatão/SP – 11/dez.

Caucaia/SP – 12/dez.

Itapeva/SP – 13/dez.

Paraisópolis/MG – 13/dez.

Campinas/SP – 14/dez

Rio de Janeiro/RJ – 15 e 16/dez.

Maricá/RJ – 16/dez.

Londrina/PR – 17/dez.

Curitiba/PR – 18/dez

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.