Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.


Ocorreu, na terça-feira (25), a 6ª edição do evento Mercado em Foco Especial Varejo, uma realização da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL), e neste ano, com a co-realização do Sebrae. Pela primeira vez, o encontro foi 100% digital, para seguir os protocolos de segurança impostos pela pandemia do novo coronavírus, e 100% gratuito, democratizando assim, o acesso a todos os interessados.  

A partir de um estúdio digital, o conteúdo foi transmitido pelo canal da ACIL no Youtube. Na pauta, a evolução e as principais tendências do mundo do Varejo, que é hoje um dos segmentos mais importantes da economia mundial e um dos setores que mais se atualizam continuamente.  

No último ano as transformações ganharam ainda mais celeridade, assim como as novas características que marcam os hábitos de consumo e as jornadas de compra. O Mercado em Foco trouxe então uma programação estratégica, com o intuito de agregar valor e eficiência aos negócios mesmo em tempos tão desafiadores.  

A presidente da ACIL, Marcia Manfrin, esteve presente no estúdio e enfatizou a relevância do evento. “Informação é o maior capital que você pode ter para o seu negócio. Trabalhar a gestão, a inovação, a tecnologia, é o que fará de você um empresário de sucesso para o futuro. Pensando nisso, a ACIL vem com o Mercado em Foco recheado de informações de ponta, de profissionais de sucesso, para que você receba, no conforto da sua casa, no seu escritório, o que existe de mais moderno em tecnologia e inovação”.  

O Sebrae é um grande parceiro da ACIL na busca pelo desenvolvimento e fortalecimento da cidade de Londrina. Fabrício Bianchi, gerente regional da entidade, também participou presencialmente. “É uma satisfação muito grande fazer parte desse time, participar com a nossa equipe juntamente nessas ações que realmente fazem a diferença na vida dos empreendedores.”  

Confira os temas abordados durante o evento:   

 “Tendências para os próximos anos – NFR"   

Lucas Hahn, coordenador de Mercado, Comércio e Franquias do Sebrae PR, foi o primeiro palestrante do dia e falou sobre as principais tendências apresentadas nas últimas duas edições do NRF, o maior encontro mundial do Varejo, que acontece em Nova York. Ele trouxe detalhadamente informações sobre temáticas que têm influenciado as transformações no segmento e que prometem causar impactos ainda maiores nos próximos anos, como e-commerce, dados, sustentabilidade, rastreabilidade, omnichannel, fidelização de clientes, inteligência artificial e humanização.  

 “Comportamento do consumidor: Entenda, engaje e venda”   

Tiago Rigo, gerente de Marketing da Fleming Medicina, trouxe um panorama sobre a importância da tecnologia no processo de identificação dos novos hábitos de consumo. Segundo ele, abrir canais de relacionamento e procurar ouvir efetivamente o consumidor é fundamental para entender onde, quando, como e por que as pessoas decidem suas compras, atendendo assim suas necessidades e expectativas.   

 “Inovar é ação”  

Fred Alecrim, co-fundador da Credere, falou sobre a capacidade de se reinventar e continuar evoluindo para acompanhar o consumidor por meio de processos inovadores, e a necessidade de deixar a resistência às mudanças de lado. Ele aponta três fatores que empresários precisam voltar a atenção: 1) o que é, efetivamente, uma tendência, algo que pode virar uma realidade no futuro; 2) o que é apenas “modinha”, ou seja, tomar cuidado para não investir muito em algo que vai passar muito rápido; e por fim, 3) identificar as pendências do negócio: o que deveria ter sido implementado mas ficou em stand-by? De acordo com Fred, muitas vezes, as dores dos negócios estão associadas a pendências, e não tendências. Fazer o básico bem feito ainda funciona e sempre vai funcionar. A inovação vem para potencializar o que já é realizado.   

 “Construindo uma experiência positiva e inovadora para o seu cliente”  

A programação contou também com um painel entre João Luiz Gilberto de Carvalho (doutor em Marketing, Felipe Scarinci (CEO da Carrinho Cheio) e Paula Tempelaars (head de Inovação da Renovretail), com moderação de Mário Nei Pacagnan, fundador e diretor de Projetos da Litz Estratégia e Marketing, que é também diretor de Produtos da ACIL.  O bate-papo teve como tema principal a construção de uma experiência completa e positiva ao novo perfil de consumidor. Os palestrantes falaram sobre a adoção de novas práticas inspiradas no cenário mundial, as soluções trazidas pela neurociência em diferentes níveis na jornada de compra e o poder da integração do contexto online com o offline.   

 “Vendas de impacto: Estratégias para acelerar resultados no varejo”   

E como não dá para falar em varejo sem falar sobre vendas, Murilo Gomes, fundador do Instituto Resultado, apresentou fatores e características que têm influenciado o desempenho da empresa. O especialista afirma que o segmento se tornou multicanal e a jornada do cliente agora começa no digital. Para ele, três pilares são fundamentais para acelerar resultados no Varejo: 1) ter as pessoas certas envolvidas no negócio; 2) apostar em processos comerciais; e 3) utilizar a tecnologia a favor da empresa.   

 “Wood Prime: A reinvenção do varejo de móveis na pandemia”   

Para encerrar a 6ª edição do Mercado em Foco Especial Varejo, Diego Soledade falou sobre o case da Wood Prime, empresa na qual é fundador e CEO, e que se consagrou como o primeiro e-commerce a alcançar 70% de vendas de móveis exclusivos. Marcada por uma trajetória de altos e baixos, Diego compartilhou como se deu a profissionalização e expansão da Wood Prime, e as decisões que fizeram a diferença na concretização do propósito de atender o cliente de forma personalizada e única. Além de investir em experiências tecnológicas e inovadoras, a empresa utiliza sua influência para fazer a diferença na sociedade por meio de diversos projetos sociais.  

Lançamento do Programa Varejo Inteligente   

Durante o evento, houve também o lançamento do Programa Varejo Inteligente, uma iniciativa do Sebrae, que tem apoio de diversas instituições, inclusive da ACIL. A consultora do Sebrae, Alesandra de Almeida, explicou que se trata de diversas ações voltadas à experiência e inovação, que buscam otimizar soluções que já estão em prática, com o objetivo de gerar conexões, parcerias e valor agregado ao Varejo. Algumas delas são a criação do Centro de Inovação do Comércio, a transformação da Rua Sergipe e o Programa Fature Mais, um processo de formação para os empresários.   

Aos interessados que não puderam acompanhar a programação em tempo real, todos os conteúdos estão disponíveis no canal da ACIL no Youtube.

Asimp/ACIL   

Comentários:

Seja o primeiro a comentar!


Deixe seu comentário:

Aceita receber as novidades do Jornal União em seu e-mail?
* todos os campos são obrigatórios