Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Um termo de cooperação, formalizada no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, em Brasília, vai possibilitar que o Paraná tenha um Escritório de Cooperação e Promoção da Inovação do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer (CTI), uma unidade de pesquisa do Ministério que visa agregar valor aos produtos e aumentar a competitividade do setor de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs). O Centro, que existe há 35 anos e tem sede em Campinas (SP), atua em áreas de fronteira do conhecimento relacionadas a hardware e software. Sua conquista para o Estado teve a articulação direta do presidente da Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional, deputado Alex Canziani (PTB).

O escritório ficará em Londrina, que será o segundo escritório do gênero do país (o primeiro fica em Fortaleza - CE) e vai atender a Região Sul, particularmente negócios que envolvem o setor no Paraná e no Norte do Estado. A unidade vai possibilitar um melhor engajamento dos negócios no setor e a execução de um plano de incentivo a projetos de interesse local e regional, incluindo ações de incentivos fiscais, apoios a programas de telecom e outros serviços.

Segundo o diretor do Centro, Victor Mammana, a autorização para a implantação da unidade londrinense reflete os interesses do órgão, que procura expandir e descentralizar suas atividades: “No Paraná já temos projetos em andamento, como um, em parceria com a Itaipu Binacional, que trata de computação de alta performance para desenvolver uma nova arquitetura de computador de alto desempenho”. Ele comemora e acredita que o escritório deverá começar a funcionar até o final deste ano. Mammana prevê a lotação de técnicos e até de bolsistas na unidade londrinense.

Para o deputado Alex Canziani, que atua pela implantação desde o começo, o escritório reforça a perspectiva econômica e o viés tecnológico da cidade e região. “Não tenho dúvidas que o escritório de negócios vai inspirar e trazer mais desenvolvimento para Londrina”. Canziani participou da cerimônia de assinatura do decreto que autoriza a instalação do escritório, junto com o ministro Gilberto Kassab e o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati. Também estiveram no ato demais autoridades e representantes do setor tecnológico de Londrina e do Paraná.

Mais empresas

Conforme o diretor do Sindicato da Indústria de Tecnologia da Informação do Paraná (Sinfor), Gilmar Machado, o escritório “vai alavancar a vinda de mais empresas”. O Sinfor tem cerca de 70 empresas associadas. Já o consultor do Sebrae/PR, Fabrício Bianchi, por sua vez, considera que esta iniciativa “trará uma nova realidade para a cidade e região. É uma estrutura que vai consolidar toda essa parte de inovação das empresas”.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.