Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Ministério Público do Paraná, por meio da 7ª Promotoria de Justiça de Londrina, no Norte-Central do estado, ajuizou ação civil pública contra a Santa Casa de Londrina para que a instituição regularize as condições de segurança contra incêndio e pânico nos prédios administrados pela instituição. Desde 2015, o MPPR vinha tentando resolver a questão extrajudicialmente, sem sucesso – houve inclusive a assinatura de um termo de ajustamento de conduta para a regularização, que, entretanto, não foi cumprido integralmente.

Os edifícios sob responsabilidade da Irmandade da Santa Casa de Londrina incluem o Hospital Infantil Sagrada Família e o Hospital Mater Dei, além da sede – todos com diversas irregularidades apontadas pelo Corpo de Bombeiros, o que põe em risco a segurança de funcionários e usuários. Em abril, chegou a haver um princípio de incêndio no Setor de Hemodinâmica da Santa Casa (causado por sobrecarga elétrica), felizmente sem consequências danosas.

Na ação, o MPPR requer que a instituição seja obrigada a elaborar o plano de prevenção contra incêndio e pânico e obter sua aprovação pelo Corpo de Bombeiros. Além disso, pede compensação pelo dano moral causado à coletividade atingida pelo potencial risco à vida e segurança, requerendo indenização de R$ 100 mil a ser convertida ao Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Londrina.

Asimp/MPPR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.