Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Prefeitura ilumina pontos de visitação para marcar o Dia Mundial de Conscientização do Autismo; projeto é da Sercomtel Iluminação

Alguns monumentos da cidade já estão “pintados” de azul para marcar a passagem do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado em 2 de abril, e lembrar a sociedade sobre o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). A Prefeitura de Londrina, através da Sercomtel Iluminação, colocou iluminação especial para marcar a campanha, que vai durar até pelo menos o próximo dia 4. O serviço da Sercomtel Iluminação conta com o apoio da Câmara Municipal.

Estão iluminados de azul a Concha Acústica, Monumento “O Passageiro”, entre as ruas Rua Santa Catarina e Norman Prochet (ambos no Centro da cidade); a cascata artificial do Lago Igapó 2, sob a ponte da Avenida Higienópolis; Praça da Garça, no final da Avenida Maringá (os dois na região sul), e o Monumento à Bíblia, no final da Rua Senador Souza Naves, na região centro-sul. Todos os pontos estão recebendo um total de 17 projetores especiais. O Viaduto Desembargador Edson de Jesus Deliberador, localizado na Avenida Dez de Dezembro com as avenidas Jacobe Bartolomeu Minatti (Leste-Oeste) e Theodoro Victorelli, também ganharam as novas cores.

De acordo com o presidente da companhia, Claudio Tedeschi, campanhas deste gênero são importantes porque alertam a sociedade para a questão: “A Sercomtel Iluminação procura estar sempre engajada nas causas sociais”. Já o diretor de Operações Alexander Farias Fermino, por sua vez, destaca que a empresa comunga dos mesmos interesses patrocinados pelos poderes públicos: “Recebemos um pedido da Câmara Municipal e do vereador Jairo Tamura para iluminar alguns pontos de visitação pública. Trata-se de uma causa muito justa”.

Inclusão

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo faz parte do calendário de Comemorações Oficiais do Município de Londrina desde 2014, e anualmente são realizadas ações com o intuito de promover a inclusão, garantir direitos e conscientizar a comunidade. A campanha é importante porque dá destaque ao Transtorno do Espectro Autista (TEA), uma condição de saúde caracterizada por déficit em duas importantes áreas do desenvolvimento: comunicação social e comportamento.

Não há só um tipo de autismo, mas muitos subtipos, que se manifestam de uma maneira única em cada pessoa, tão abrangente que se usa o termo “espectro” pelos vários níveis de comprometimento — há desde pessoas com outras doenças e condições associadas (comorbidades), como deficiência intelectual e epilepsia, até pessoas independentes, com vida comum. Algumas nem sabem que são autistas, pois jamais tiveram diagnóstico.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.