Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A 7ª Promotoria de Justiça de Londrina, com atuação na área de defesa do consumidor, instaurou procedimento para apurar denúncias relacionadas à falta de suporte adequado por parte de escolas particulares de educação infantil e ensino fundamental às famílias de crianças matriculadas nessas instituições, no contexto da pandemia de Covid-19. Segundo as reclamações registradas, dentre outros fatos, estariam ocorrendo casos de discriminação, em que uma instituição teria concordado em conceder descontos para alguns alunos, mas negado para outros, e também recusa de negociação por parte de escola de educação infantil, que, segundo o reclamante, também oferece ensino remoto de baixa qualidade.

Para apurar as queixas, o Ministério Público do Paraná, além de obter mais informações com os envolvidos (pais e escolas), requisitou ao Procon informações sobre outras eventuais reclamações e medidas adotadas e solicitou ao Núcleo Regional de Educação informações e a lista das escolas particulares cadastradas em Londrina. Também pediu esclarecimentos preliminares ao Sindicato Estadual das Escolas Particulares.

A instauração do procedimento considera os problemas decorrentes da propagação da Covid-19, como a fragilização das relações econômico-financeiras, tornando imprescindíveis o diálogo e o consenso para a continuidade dos contratos celebrados, bem como a importância da preservação do ano letivo, com soluções justas para os conflitos, a partir da análise da situação individual de cada escola e das demandas dos alunos e de seus responsáveis legais.

Também são levados em conta portaria do Ministério da Educação sobre a substituição das atividades presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia; nota de esclarecimento do Conselho Estadual de Educação do Paraná sobre a imprescindibilidade das instituições de ensino, públicas ou privadas, cumprirem a legislação e as normas educacionais em sua totalidade; a Lei 9.870, que dispõe que o valor do contrato de ensino será estabelecido anualmente ou semestralmente, mas prevê a apresentação de nova planilha em situações de excepcional variação dos custos; nota técnica da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), que prevê a prestação do serviço de forma alternativa, com qualidade equivalente ou semelhante à contratada, bem como a concessão de descontos ou a rescisão do contrato, com “uma sistemática de pagamento que preserve o direito do consumidor, mas não comprometa economicamente o prestador de serviço”.

Ascom/MPPR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.