Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A empresa multinacional da Índia pretende ampliar sua sede e a atuação, com mais investimentos e capacitação de profissionais

Ontem, 13, o prefeito Marcelo Belinati se reuniu em seu gabinete com lideranças da multinacional Tata Consultancy Services (TCS), que possui em Londrina seu maior centro operacional do Brasil. No encontro, o CEO da TCS para a América Latina, Marcelo Wurmann, que veio do Chile para acompanhar o andamento dos trabalhos na sede da cidade, esteve acompanhado do principal diretor executivo da empresa, Tushar Parikh. O diretor financeiro (CFO) da TCS no Brasil, Bruno Rocha, também esteve presente na reunião.

Eles trocaram informações com o prefeito e destacaram que estão muito satisfeitos com o desenvolvimento das ações em Londrina. Foi apontado que deve ocorrer, em breve, a expansão física da TCS em Londrina, aumento nos investimentos e no quadro de funcionários para ampliar a atuação do escritório local em âmbito nacional. A empresa foi instalada há cerca de dois anos no município. TCS integra o Grupo Tata, maior conglomerado industrial da Índia, e atua com serviços de TI, consultoria e soluções de negócios.

O prefeito Marcelo enfatizou que a TCS representa um dos elementos importantes que integram o momento de crescimento e transição pelo qual Londrina passa em diferentes aspectos. “Trata-se de uma grande multinacional, com força mundial e alta influência em seu segmento de atuação, e que vem apostando muito em Londrina, gerando empregos, formando profissionais e trazendo as melhores perspectivas em investimento. Vivemos um momento bem especial em Londrina, somos a prefeitura mais transparente do Brasil, segundo ranking da CGU, e com as contas mais equilibradas do Paraná entre os maiores municípios. Temos hoje o melhor saldo de empregos nos últimos cinco anos e muitas obras e realizações em andamento, envolvendo todas as áreas. Além disso, a área tecnológica é muito forte. É motivo de orgulho ter a TCS atuando em nossa terra e esperamos que a parceria possa sempre evoluir”, destacou.

De acordo com Wurmann, a TCS enxerga de forma positiva a primeira fase das atividades realizadas em Londrina, onde a sede operacional mantém atualmente 550 funcionários. O diretor disse que a ideia é intensificar a capacitação de profissionais para qualificar, ainda mais, este segmento na cidade, criando novas vagas de emprego e ampliando a estrutura para impulsionar os negócios.

“Londrina é um local de grande potencial no que diz respeito ao ecossistema de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), sendo já uma referência nesta área, e vem gerando bons resultados para a TCS. A cidade e a região têm o ativo mais importante para nós, que é o recurso humano e o potencial intelectual a ser explorado com dezenas de universidades, instituições e também empresas que atuam na área de tecnologia”, afirmou.

Sem mencionar números, por enquanto, Wurmann adiantou que a TCS pretende duplicar a proporção da sede em Londrina, com projeção de mais um local físico para atender a crescente demanda de serviços. Hoje o prédio da empresa funciona na região central, em espaço de aproximadamente 4.800 metros. “Há a intenção de, nos próximos dois ou três meses, termos a definição de um local para expandir esta sede. Queremos buscar mais talentos e jovens profissionais para capacitar, conquistar novos clientes e alavancar o alcance da empresa no Brasil. Isso vem sendo feito e as expectativas são as melhores”, comentou.

Tushar Parikh informou que mais de 80% dos 550 colaboradores que a TCS possui em Londrina são da própria região. Hoje, cerca de 60 funcionários da sede local vieram da Índia, e atuam tanto na operação de serviços como na capacitação de mão de obra. “A ideia é trazer continuamente gente de outros países para atuar aqui, com intenção de mantermos uma média de 10% a 15% do quadro de funcionários composto por estrangeiros, que vêm para agregar nos negócios e também conhecer o Brasil. Já investimos cerca de 30 mil horas apenas em capacitações, temos uma equipe bem jovem e motivada, com média de idade de cerca de 26 anos, e o ambiente de trabalho é muito bom e produtivo”, afirmou.

A TCS tem hoje cerca de 75 vagas abertas em Londrina para diversas funções. Apenas em janeiro de 2020, foram contratados mais 70 profissionais para ingressar na empresa.

Também participaram do encontro representantes de secretarias municipais de Londrina, o presidente da CODEL, Bruno Ubiratan, além de membros do Arranjo Produtivo Local (APL) Audiovisual de Londrina e Região e de outras instituições locais.

Sobre a TCS

É uma multinacional indiana do ramo de serviços de TI, consultoria e soluções corporativas, possuindo uma equipe de consultores próprios e serviços integrados em TI, BPS, infraestrutura, engenharia e testes de qualidade de software realizados por meio do modelo Global Network Delivery Model. Modelo reconhecido como referencial de excelência no desenvolvimento de softwares.

NCPML

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.