Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Prazo para a submissão de projetos vai até 14 de novembro; edital vai contemplar projetos independentes em 15 áreas culturais

A Secretaria Municipal de Cultura (SMC) abre inscrições para seleção de bolsistas interessados em desenvolver projetos de estudo e pesquisa no âmbito dos Projetos Culturais Independentes que serão beneficiados pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura (Promic), com execução até março de 2020. O edital para seleção de projetos nº 005/2018 foi publicado na edição nº 3.633 do Jornal Oficial do Município desta segunda-feira (15) e pode ser acessado na página do Portal da Prefeitura, disponível no endereço bit.ly/2NMj7KK.

O chamamento tem como objetivo a promoção humana e qualidade de vida, implementada pelo programa Londrina Mais - Cultura para Todos e o fomento aos conhecimentos relacionados tanto à educação formal, quanto aos processos dos saberes populares e tradicionais. A concessão de bolsas para execução dos Projetos Culturais Independentes foi viabilizada pela Lei Municipal 12.638/2017, que permite ao Município conceder bolsas de estudo e pesquisa para o desenvolvimento de projetos ambientais, tecnológicos, culturais e de inovação.

Bolsas

O documento prevê a concessão de 114 bolsas de estudo e pesquisa, nas quais serão investidos R$ 2,473 milhões  provenientes do Fundo Especial de Apoio a Projetos Culturais (Feproc), cujo valor concedido a cada projeto varia entre sete e 40 mil reais.

As bolsas são divididas em cinco categorias: criação/produção, circulação/difusão, atividades formativas, preservação do patrimônio material e imaterial e iniciação artística. Elas vão contemplar 15 áreas culturais:  artes de rua, artes plásticas, artes gráficas, artesanato, cultura integrada e popular, circo, dança, música,  teatro,  fotografia, literatura, mídia, patrimônio cultural e natural, hip hop e infraestrutura cultural. As áreas de cinema e videografia serão objeto de edital específico.

Inscrições

Podem inscrever projetos pessoas físicas ou coletivos, grupos de pessoas não organizados formalmente, no prazo de 16 de outubro a 14 de novembro. Cada proponente poderá inscrever apenas um projeto, contido em uma ou mais áreas culturais. As inscrições devem ser feitas no site Londrina Cultura, disponível no endereço www1.londrina.pr.gov.br/promic/editais, onde deverão ser anexados os documentos exigidos pelo edital.

Seleção

Os projetos serão avaliados pela Comissão de Análise de Projetos Culturais (CAPC) que adotará critérios de seleção como criatividade, enriquecimento de referências estéticas, descentralização cultural, universalização e democratização do acesso aos bens culturais, custo-benefício, entre outros. O resultado desta etapa será disponibilizado no endereço www.londrina.pr.gov.br/promic/editais, e publicado no Jornal Oficial do Município ou SEI Edital Eletrônico de Publicação.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.